Idosos devem se apressar para morrer; diz ministro do Japão

Declaração foi feita ao Conselho de Reformas da Segurança Social. Após repercussão, Taro Aso disse que falou apenas de desejo pessoal. Os idosos devem se apressar para morrer?

Veja também: Menina mata irmão de 3 anos com 28 facadas e deixa mensagem de sangue na parede

O ministro de Finanças do Japão, Taro Aso, disse na segunda-feira (21)  que os idosos deveriam “se apressar e morrer” em vez de custar dinheiro ao governo em cuidados médicos até o “fim da vida”, de acordo com a AFP.

Idosos devem se apressar para morrer

Aso, que também é vice-primeiro-ministro do país, teria feito a declaração durante uma reunião do Conselho Nacional de Reformas da Segurança Social. “Deus nos livre se você é forçado a viver quando você quer morrer.

Você não pode dormir bem quando você pensa que é tudo pago pelo governo”, completou. “Isso não vai ser resolvido, a menos que você permita que eles se apressem e morram”, disse ele.

“Eu não preciso desse tipo de atendimento. Vou morrer rapidamente”, argumentou Aso, acrescentando que ele havia deixado instruções para que sua vida não seja prolongada artificialmente. Durante a reunião, ele chamou de “povo tubo” os pacientes que não conseguem se alimentar.

Repercussão

Depois do discurso de segunda-feira, ele tentou recuar, insistindo que ele só tinha dado uma opinião pessoal. “Eu disse o que eu, pessoalmente, acredito.”