Eleitores baianos começam a fazer o recadastramento biométrico

Cidadãos de Lauro de Freitas e mais 51 cidades do interior devem ser chamados.
Processo é obrigatório e deve ser feito a partir desta quarta-feira (1º)

Eleitores com inscrição eleitoral em Salvador e em mais 51 cidades baianas serão convocados pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), para comparecer aos postos de atendimento da Justiça Eleitoral na Bahia e realizar o recadastramento biométrico obrigatório. O chamado começa a partir desta quarta-feira (1º). Confira aqui a lista de cidades do interior.

De acordo com o TRE-BA, o procedimento tem por objetivo oferecer mais segurança ao processo eleitoral e, além disso, compor futuramente o banco de dados do Registro Civil Nacional (RCN), que visa unificar informações dos principais documentos utilizados pelos brasileiros. Veja aqui os horários e locais de atendimento da Justiça Eleitoral na Bahia.

O TRE informou que estão obrigados a fazer o recadastramento todos os eleitores convocados pela Zona Eleitoral que esteja executando o procedimento na modalidade extraordinária, no período informado, inclusive aqueles cujo voto é facultativo e já possuem título (analfabetos, maiores de 16 e menores de 18 anos e os maiores de 70 anos de idade).

O cidadão que não fizer o recadastramento dentro do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral terá o título cancelado. Em Salvador, o atendimento ao público pode ser feito na Central de Atendimento ao Público (CAP), que fica na sede do TRE-BA, no CAB. O procedimento de recadastramento dura, em média, 15 minutos, e pode ser realizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Durante o período, são realizadas cinco etapas, que consiste em: coletar as digitais de todos os dedos das mãos, fazer registro fotográfico, assinatura digital, revisão dos dados cadastrais e reimpressão de um novo título.

De acordo com a Coordenadoria de Eleições (COELE), dos 10.562.420 eleitores aptos na Bahia, 1.499.133 já realizaram a biometria, acumulando um percentual de 14,194%.  Em Salvador, o maior colégio eleitoral do estado, com 1.948.106 eleitores aptos, um total de 227.420 (11.647%) cidadãos estão biometrizados.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*