desenho animado

Empresa cria desenho animado que ensina crianças a se matarem?

O Pica-Pau (no original em inglês Woody Woodpecker) é o nome de um personagem de desenho animado de mesmo nome, um pica-pau antropomórfico (animal com corpo e características humanas), que estrelou vários curta-metragens de animação produzidos pelo estúdio de Walter Lantz e distribuídos pela Universal Pictures.

Leia mais: Os primeiros sinais de que seu relacionamento está chegando ao fim

Embora não seja o primeiro dos personagens “malucos” que se tornaram populares nos anos 1940, o Pica-Pau é considerado um dos personagens mais notáveis do gênero.

O Pica-Pau foi criado em 1940 pelo artista de storyboard Walt Lantz. Em seus primeiros desenhos animados, o Pica-Pau aparece como um pássaro louco, com uma aparência considerada grotesca. Porém, ao longo dos anos, ele sofreu diversas mudanças no seu visual, ganhando traços mais simpáticos, uma aparência mais refinada e um temperamento mais tranquilo. 

Nos Estados Unidos, o Pica-Pau foi inicialmente dublado por Mel Blanc, que também fez as vozes de quase todos os personagens do sexo masculino das séries Looney Tunes e Merrie Melodies. Como dublador do Pica-Pau, Blanc foi sucedido por Ben Hardaway, um dos criadores do desenho, e mais tarde por Grace Stafford, esposa de Walter Lantz.

Em alguns episódios do desenho animado do personagem principal, podemos identificar algumas imagens dele fazendo apologia ao crime com uso de armas de fogo, armas brancas, furtos, roubo, assassinato, bebedeira, vício ao tabagismo, homossexualismo e até ao suicídio.

desenho animado

Pra alguns especialistas, a nossa personalidade é formada na infância e levada para toda a vida porem, é um risco afirmar que crianças que assistiram a um desenho animado fazendo apologia ao crime pudessem ser adultos violentos.

Isso mostra que mesmo passando aquela velha impressão de boas intenções, podemos estar carregando um monstro vestido de santo.

No desenho Caverna do Dragão, existe dois personagens curiosos: Mestre dos Magos e Vingador.

A série mostra uma história de seis crianças americanas dos anos 1980 que tentam voltar a seu mundo após chegarem ao Reino de Dungeons & Dragons em um passeio de montanha russa. O desenho possui várias referências ao universo do jogo de role-playing game Dungeons & Dragons.

Apesar do enorme sucesso, especialmente no Brasil, a série foi cancelada. O criador Gary Gygax deu uma explicação para o cancelamento em entrevista exclusiva para a edição número 3 da revista Herói 2000(novembro de 1999, Conrad Editora), escrita pelo jornalista brasileiro Pablo Miyazawa:

Em 1985, a equipe responsável pelo desenho se reuniu com os executivos da temporada seguinte. Os seis jovens – mais velhos e mais experientes – seriam chamados de volta ao mundo da Caverna do Dragão pelo Mestre dos Magos. Foram concebidos três scripts do desenho, e eu até aprovei um deles. Mas algumas dificuldades surgiram. A D&D Corp. fechou e a CBS com a Marvel decidiram não continuar mais com o desenho. A nova série foi cancelada antes mesmo de ser produzida.

A Saban Entertainment Inc. detinha os direitos da série quando, em 1996, uniu-se à Fox Children’s Productions, criando a Fox Kids Worldwide. Em 2001, o grupo foi absorvido pela The Walt Disney Company, renomeando-o “BVS Entertainment” e, consequentemente, adquirindo os direitos de Caverna do Dragão. Recentemente, a Mill Creek Entertainment comprou os direitos da série.

desenho animado

O primeiro desenho animado passa a sensação de ajudador e protetor dos jovens ali presos naquele mundo desconhecido. Enquanto que o segundo seria o enviado das trevas para destruir, como o próprio nome sugere. 

Analisando os personagens citados, psicólogos descobriram que o mal se esconde exatamente no Mestre dos Magos e não no Vingador porque o Mestre tem todas as ferramentas para levar os jovens para casa, no entanto são mantidos no mundo do Mestre sempre e por motivos do seu próprio desejo, ou por seres que pertencem a aquele mundo.

Se você já assistiu Pica-pau e Caverna do Dragão e não se transformou em um assassino, compartilhem com seus amigos e prove que teve uma boa infância.