Dia de Santo Amaro de Ipitanga

Lauro de Freitas celebra o Dia de Santo Amaro de Ipitanga

Santo é padroeiro da cidade, e uma programação especial foi montada para todo esta quarta-feira (15).

Os fiéis católicos da cidade de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, celebram nesta quarta-feira (15) o Dia de Santo Amaro de Ipitanga, padroeiro do município.

Como calcular a verdadeira idade do cachorro? Veja aqui

A programação começou às 6h com uma alvorada. Em seguida, tem missa e celebrações às 7h e Missa Solene às 9h, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. às 16h, está marcada carreata e procissão, com saída da Igreja Matriz. A programação festiva contará ainda com uma terceira missa às 17h30, celebrada pelo padre Juraci Gomes, responsável pela Paróquia Santo Amaro de Ipitanga, e será finalizada às 20h, com show do Padre Alessandro Campos, também na Praça da Igreja Matriz.

Por causa das celebrações, a prefeitura montou esquema especial de trânsito, segurança e saúde na cidade. A orientação aos condutores de veículos que trafegam na Rua Romualdo de Brito, no Centro, é que realizem desvio pela rua que dá acesso à Praça Martiniano Maia. Além disso, o acesso à ladeira da Matriz será bloqueado, e os veículos devem seguir pela Rua Mário Epinghaus.

Com relação á segurança, Polícia Militar e Guarda Municipal estarão na região próxima a festa. No Centro Integrado de Mobilidade Urbana (CIMU), plantonistas acompanham o fluxo da cidade 24h por dia, através de 300 câmaras de videomonitoramento. Além disso, ambulância para atendimento de urgência será disponibilizada.

Para o padre Juraci Gomes, responsável pela Paróquia Santo Amaro de Ipitanga, a celebração é uma alegria.

“Hoje é feriado municipal, porque a festa de Santo Amaro se tornou patrimônio da cidade. É tombada pela Câmara Municipal como patrimônio cultural e imaterial. A gente percebe a devoção do povo ao Santo Amaro, muita gente vindo ao nosso encontro”.