Burrice é acreditar que segundo turno foi culpa dos Nordestinos

Burrice é acreditar que segundo turno foi culpa dos Nordestinos, diz analista

Jair Bolsonaro e Fernando Haddad decidirão eleição para presidente no segundo turno

Candidatos de PSL e PT foram os mais votados neste domingo (7). Segundo turno está marcado para o próximo dia 28 e definirá quem governará o país de 2019 a 2022.

Os candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) decidirão no segundo turno quem será o presidente do Brasil pelos próximos quatro anos, segundo os dados de apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgados na noite deste domingo (7). Eles disputam a Presidência pela primeira vez.

Mas um dado sobre os resultados chamou a atenção dos brasileiros nesse dia 07.

Diversas pessoas, principalmente nas redes sociais atribuíram a eleição para o segundo turno dos candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) a um escolha digamos assim errada do nosso querido e sofrido povo do Nordeste.

Analisando os fatos de uma forma unifocal dos resultados que levaram Bolsonaro aos seus 46,55% dos votos válidos e Haddad com 28,58%, podemos definir que: o nordeste foi um estado significativamente importante para um segundo turno. Mas qual seria o motivo desses resultados? 

Rui Costa do PT, é reeleito governador da Bahia. Petista superou seis concorrentes ao cargo e garantiu mais quatro anos no posto com 75,71% dos votos. Eu disse apenas na Bahia.

Nunca na historia politico da Bahia, um candidato conseguiu tantos votos para governador, e esse resultado refletiu positivamente para a permanência de Fernando Haddad que também é do PT.

O que eu quero dizer é que: um estado feliz com seu governante, o apoia em todos os sentidos e que essa experiência sirva de aprendizado para outros estados a valorizarem seu povo.

Certamente, o nome de Rui Costa foi cogitado para concorrer a presidência mas, claro que seria um risco leva-lo a disputa sem ao menos tentar os votos no país usando outro candidato pelo Brasil a fora, mantendo o nordeste ativo em votar. Seria um risco coloca-na disputa apenas pensando nos votos digamos assim, baianos.

Matematicamente, Bolsonaro tem 46,5%. Ou seja faltam apenas 3,6% para ter mais de 50%.

O fato é que todos que votaram em Bolsonaro no primeiro turno votarão nele no segundo.

Haddad teve 28% dos votos, precisaria de mais 23% para ser eleito no segundo turno. 27% votaram em Ciro, Alckmin, Daciolo, Amoedo, Etc…

Para Bolsonaro vencer, só precisará de 3,5% destes 27% dos votos válidos em todo o Brasil.

Burrice é acreditar que segundo turno foi culpa dos Nordestinos
Leo Barros é analista politico, blogueiro, empresário, musico e produtor.