Bloco CARANGUEJO sai na Lavagem em Itinga com grandes atracões: Confira

Acontece nos dias 24, 25 e 26 de novembro a 34ª edição da Lavagem do Largo do Caranguejo em Itinga.

O bloco CARANGUEJO faz arrastão na maior e mais tradicional festa de Lauro de Freitas em homenagem a Antonio Caranguejo.

CARANGUEJO

As atrações do bloco são:

Banda VIROU MANIA com participação especial da banda BAILE DO THELLO no dia 24 sexta-feira as do circuito Jone Kiss as 18:30.

Esse será o sexto ano em que o bloco CARANGUEJO desfila na lavagem e como sempre, trazendo alegria para seus foliões.

Onde: Av. Fortaleza (terraplac)

dia: 24 de novembro (sexta-feira)

Atrações: Banda Virou Mania e Baile do Thello

Informações: Cadinho Caranguejo.

Tel: (71) 997910412

Breve historia do homem que deu origem a Lavagem do Largo do Caranguejo:

Antonio Pereira dos Santos, o popular “Antonio Caranguejo”, faleceu aos 81 anos de idade .Um homem simples da cultura popular que nasceu no dia 13 de maio de 1930 em Santo Antonio de Jesus, de onde saiu ainda jovem quando trabalhava no garimpo. Quando chegou à capital Caranguejo trabalhou nos armazéns Braga, na Calçada, até ingressar no Exército, onde era identificado como soldado 279.

Na sua vida, sempre como bom trabalhador vendia animais comprados em Alagoinhas, além de quiabos e outras mercadorias. A partir de 1953, quando deu baixa no Exército, passou a vender caranguejo no Nordeste de Amaralina. Naquele momento estava dando início aí a uma atividade que o imortalizou na história de Lauro de Freitas, pois anos mais tarde deu origem ao nome de uma praça importantíssima.

Nos anos 70 ele arrendou o seu armazém no Nordeste de Amaralina e veio morar em Itinga, onde só tinha fazendas e sítios cheios de pastos e lagoas onde as mulheres lavavam roupas e pescavam muitos camarões. Transporte naquele tempo, só a cavalo.
Em Itinga, Sr Antonio passou a vender seus crustáceos na Fazenda chamada Gaia, que pertencia ao senhor Fidelis, pai de Alexandre, proprietário do Mc Donald da Estrada do Coco. O local que Sr Antonio comercializava e com o tempo a comunidade inseriu caranguejo no seu nome, conseqüentemente, aquele local que se tornou público passou a ter o seu nome, Largo do Caranguejo.

Antonio Caranguejo, pai de 11 filhos, dentre estes a mais popular é Tânia que é mãe de Ricardo, o popular Cadinho. Há mais de duas décadas atrás D.Tânia seu saudoso esposo Carlos (SANTOS), Augusto Cesar (PAI CESAR) juntamente com outros moradores passaram a organizar anualmente neste largo que é o “coração de Itinga” a lavagem do caranguejo, tendo como ponto alto, a soltura de dezenas desses animais em lavagem que ocorre no domingo. O caranguejo é o destaque principal da festa que ainda tinha o desfile do “Bumba-Caranguejo”, uma versão do “Bumba meu Boi”, criado pelo artista plástico Nivaldo Portela.
Seu Antonio Caranguejo que torcia pelo Bahia após a decadência do Galícia, seu clube preferido, faleceu numa terça feira (7/6/2011) no Hospital Geral do Estado, após ter passado por uma colostomia.

Fica aqui registrado a nossa homenagem a um homem simples que foi o alicerce da cultura do bairro mais populoso de Lauro de Freitas.
A Lavagem do caranguejo tem origem em 1983, quando um grupo de pessoas da comunidade fundou uma agremiação carnavalesca de cunho afro chamado “Bloco Nagazumbi”, com a finalidade de desfilar no carnaval de Salvador. Diante das dificuldades financeiras, o bloco resolveu realizar uma lavagem no local dos ensaios conhecido por Largo do Caranguejo nos dias 25 26 e 27 de novembro do mesmo ano, a comunidade realizou a 1ª Lavagem do Caranguejo. Hoje a lavagem do caranguejo reúne cerca de 60 mil pessoas nos 03 dias da festa com o objetivo de proporcionar um momento de entretenimento, lazer e incentivar o resgate da cultura popular.