Rei Momo

Baixaria no Centro Administrativo: Rei Momo e Secretário de Cultura em Confronto

por Léo de Topó 

Uma cena digna de enredo de novela foi protagonizada nesta sexta-feira (8), no Centro Administrativo de Lauro de Freitas (CALF). O atual Rei Momo do Carnaval de Salvador, Alan Nery, e o secretário de Cultura do município, André Pereira, se envolveram em uma discussão acalorada que resultou em momentos de tensão e exaltação.

Vídeo: Vereadores “saem na mão” em plena sessão da câmara em Lauro de Freitas

O embate foi registrado em vídeo, posteriormente encaminhado ao DEOLHO News, mostrando Alan Nery visivelmente exaltado, lançando críticas pesadas ao titular da pasta de Lauro de Freitas. “Você, André, é um secretário irresponsável, inconsequente, e que trata as pessoas da cidade com total falta de respeito. Péssimo gestor. Não faz a parada LGBT na cidade há vários anos. Ninguém sabe o que faz com o orçamento da cidade”, disparou o Rei Momo, em meio à tensão.

O clima ficou ainda mais tenso quando Alan Nery mencionou o espetáculo ‘Paixão de Cristo da Bahia’, dirigido por ele, afirmando não conseguir a aprovação pela Secretaria de Cultura. “Você é um inútil, não vale nada. Você vai sair daqui, eu mudo meu nome”, completou o Rei Momo, dando um tapa no celular de André Pereira.

A resposta do secretário não tardou, levantando-se e encarando Alan Nery de frente. “Me trate como homem, que eu não tenho medo de você”, desafiou André. “E eu tenho medo de você, é? Tô doido que você encoste sua ‘mãozinha’ em mim”, retrucou o Rei Momo.

O diretor do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Lauro de Freitas, conhecido como Periquito de Deus, Djair de Jesus, também se envolveu na confusão. Em um vídeo gravado posteriormente, Djair relatou ter sido ameaçado pelo secretário de Cultura e afirmou que se algo lhe acontecesse, a responsabilidade recairia sobre André Pereira. “Sou filho da cidade, vivo e amo ela, minha família é tradicional daqui. Esse rapaz está cometendo perversidades com a Cultura e, para mim, está passando dos limites. Vou aguardar a prefeita chegar para chegarmos em um consenso”, desabafou Djair.

Já André Pereira, por sua vez, utilizou suas redes sociais para se manifestar sobre o incidente. “Antes de mais nada, quero agradecer a solidariedade. Todos e todas que acompanharam o caso. A gente não tem que dar Ibope para isso não. Estamos na caminhada, nem sempre é como gostaríamos. Mas no mundo de hoje não cabe desrespeito e nem falta de educação. Vamos tratar as coisas como têm que ser tratadas e bola para a frente”, declarou o secretário.

Diante do ocorrido, o Conselho Municipal de Política Cultural de Lauro de Freitas emitiu uma nota de repúdio à atitude do Rei Momo, classificando o episódio como “cena lamentável que gera repulsa”, solidarizando-se com André Pereira.

Este embate entre o Rei Momo e o secretário de Cultura certamente marcará os corredores do Centro Administrativo de Lauro de Freitas, repercutindo entre os moradores e autoridades locais. A cidade, agora, aguarda para ver como essa situação será resolvida e quais serão os desdobramentos dessa controvérsia inesperada.

Um minuto, por favor…

Agradeço pelo interesse neste artigo! Se você apreciou o conteúdo e deseja contribuir, considere fazer uma doação de qualquer valor  CLICANDO AQUI.