Ofertas de imóveis compactos em Salvador

Demanda de imóveis por parte da classe C e mais jovem impulsionou esse nicho

Entre as diferentes modalidades de apartamento à venda em Salvador, aquela que apresenta a maior disponibilidade é a de imóveis compactos. No contexto atual, essa tipologia de imóvel equivale a cerca de 60% das ofertas existentes, atingindo algo um pouco além de 42 mil unidades em todo o estado baiano.

Mas por qual razões essa modalidade de imóveis passou a ser mais abundantemente oferecida? No que consiste essa tipologia de imóvel? É tudo isso e muito mais que será explicado adiante.

As razões da ampliação de oferta de imóveis compactos em Salvador.

De acordo com Cláudio Cunha, que nada mais é do que o vice-presidente da Ademi-BA, existem três motivos que explicam por que houve um aumento tão expressivo na construção de imóveis com proporções mais compactas na cidade de Salvador. São eles:

A carência de terrenos na capital baiana;
A ascensão social da classe C, que é o público-alvo dessa modalidade de edificação;
Elevação dos custos das obras.

Atualmente, aproximadamente 70% do mercado imobiliário está direcionado para a classe C. Sendo assim, os apartamentos compactos despontaram como uma forma de suprir esse desejo dessa classe de conquistar o tão almejado sonho da casa própria, porém encaixando esse objetivo às suas condições financeiras, que são mais reduzidas.

Todas as grandes cidades e capitais, como é o caso de Salvador, apresentam essa tendência no mercado imobiliário de exibir uma peculiar predileção por imóveis compactos.

Uma das principais motivações desse cenário é o preço final dos apartamentos, que oscilam entre R$69 mil a R$130 mil. A prática da compactação do espaço possibilita que o imóvel tenha um valor final mais em conta para a população, pois se promove uma adequação do preço do metro quadrado com os custos reduzidos da construção, o que resulta em um barateamento do valor final.

Conforme preveem alguns especialistas em mercado imobiliário, os imóveis compactos são muito mais do que uma simples tendência, mas também se constituem no futuro do mercado imobiliário no Brasil. Aquelas pessoas que antes ansiavam ter uma casa própria, mas suas condições financeiras não eram o bastante para bancar um apartamento comum, encontram nos compactos uma solução para cumprir essa meta de vida.

A questão do primeiro imóvel

Outro elemento que explica esse boom dos compactos em Salvador está situada na população mais jovem da cidade. Por mais surpreendente que pareça, a faixa de idade das pessoas que correm atrás de apartamentos de tamanho menor diminuiu de 35 para 25 anos de idade.

Tratam-se normalmente, que estão iniciando a sua vida e desejam adquirir o seu primeiro apartamento, o seu primeiro imóvel.

Atenta à essa demanda crescente na cidade, as construtoras lançaram diversos empreendimentos compactos em Salvador e em toda a sua respectiva Região Metropolitana, somando uma boa quantidade de unidades proporcionadas. Muitas companhias passaram a ver esse nicho de mercado com outros olhos e começaram a apostar nesse grupo que antes não tinha meios de adquirir um apartamento.

Por esse público corresponder em boa parte de pessoas jovens e solteiras, muitos desses compactos ofertados correspondem a apartamentos com 1 quarto em Salvador. Essas dimensões atendem às necessidades iniciais desse público, que está buscando conquistar a independência e autonomia financeira.

Contudo, essa está longe de ser a única opção de apartamento disponível quando o assunto é imóveis compactos. Para aumentar ainda mais a atratividade desses espaços, as empresas tem investido na elaboração de empreendimentos de 49m², dotados de dois quartos, churrasqueira, playground, praça, salão de festas, quadras, piscina, academia e até mesmo brinquedoteca, como é o caso, por exemplo, do empreendimento Cores de Piatã.

Tranquilidade e economia

Em menor proporção, mas uma parcela do público que se interessa pelos imóveis compactos é composta de daquelas pessoas que entraram ou estão prestes a entrar na terceira idade, que muitas vezes já criaram os filhos e estão aposentados.

Por uma questão de redução de custos e maior aproveitamento do dinheiro, querem se desfazer de um imóvel maior e adquirir um compacto. Com essa diferença do valor, eles usam para viajar ou ter uma vida mais confortável.

Quais são as vantagens de um imóvel compacto?

Estão listadas abaixo algumas das principais vantagens de se adquirir e morar em um imóvel compacto.

Valor mais em conta

A vantagem mais óbvia e mais relevante dessa modalidade de imóvel está nos preços, que são muito mais em conta. Caso eles sejam comprados à vista, esse valor pode ser ainda mais diminuído, por conta dos descontos. Ainda que se financie o imóvel, o fato dele ter proporções mais reduzidas significa parcelas menores.

Custos reduzidos de manutenção

Um apartamento pequeno é sinônimo de custos menores de manutenção. Afinal, quanto menor for o espaço em questão, menores serão os gastos com as contas de consumo, como luz, água e gás, por exemplo. Além disso, gastos com pequenos consertos ou mesmo reformas costumam ser mais baixos quando o tamanho do apartamento é menor.

Menos gastos e mais facilidade na hora de mobiliar

Como é de se imaginar, mobiliar um imóvel pequeno é mais prático, barato e fácil do que mobiliar um imóvel grande. Com uma boa dose de criatividade e disposição, é sim possível decorar o apartamento com bons produtos e sem gastar muito, aproveitando ao máximo o espaço disponível.

Praticidade na hora de organizar e limpar o espaço

Independente do fato de o morador limpar sozinho, por conta própria ou contratar uma faxineira, é muito mais prática e rápido promover a organização e limpeza de uma kitnet à venda em Salvador, por exemplo, do que um apartamento com de maior tamanho, com mais quartos. Gasta-se menos tempo e menos produtos limpando um espaço diminuto, o que, de toda forma, também significa economia de dinheiro.

Maiores chances de conseguir alugar ou revender

As chances de se conseguir alugar ou revender um imóvel compacto, com um quarto, são maiores do que aqueles com uma quantidade maior de quartos. Além de tudo isso, eles costumam ser os mais desejados pelos investidores.

imóveis compactos em Salvador

Agora você entende os motivos por trás do aumento da oferta de imóveis compactos na cidade de Salvador, sem falar nas vantagens que essa tipologia de imóvel apresenta. Curta e compartilhe esse post em suas redes sociais!