Nas ultimas horas circulou na grande imprensa notícia acerca do numero de homicídios na Bahia e pondo Lauro como Segunda cidade mais violenta do Brasil.
Diante de tal noticia, cabem algumas reflexões sobre o tema.
Inicialmente, urge destacar que tais dados NÃO CONDIZEM com os dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública, vejamos porque:
✔O instituto responsável pela pesquisa leva em conta DADOS fornecidos pelo MINISTÉRIO DA SAÚDE e não os registros oficiais das delegacias.
Nesse sentido, por exemplo, uma pessoa que tenha sido baleada em outro município da RMS ou mesmo na capital, sendo socorrida ao Hospital Geral Menandro de Faria e vindo a óbito, integra como homicídio ocorrido em Lauro de Freitas.
✔Salientamos também que os DADOS se referem ao ANO 2015, índices esses que vem caindo ano após ano.
A PMBA/CPRMS junto com esse Comandante que a cerca de 01 ano e 03 meses está a frente da 52ªCIPM somando ao empenho da tropa e fortalecimento dos laços com a comunidade vem obtendo excelentes resultados na redução da criminalidade, principalmente no indexador referenciado na supramencionada pesquisa (homicídios).
Seguem alguns os índices para conhecimento:
▪Nos primeiros 5 meses do corrente ano (janeiro a maio) reduzimos em 22% o número de homicídios em relação ao ano da pesquisa (2015) e 26% em relação a 2016.
▪Só em 2017 temos:
-PESSOAS CONDUZIDAS À DP: 232
– PRESOS EM FLAGRANTE DELITO: 79
– ADOLESCENTES APREENDIDOS: 09
– TCO LAVRADOS: 37
– MANDADOS DE PRISÃO CUMPRIDOS: 3
– ARMAS DE FOGO APREENDIDAS: 20
– SIMULACRO APREENDIDO:29
Nossa PRODUTIVIDADE segue de maneira INVERSA ao número de homicídios, aumentando cada vez mais as prisões e apreensões.
A 52ªCIPM e a PMBA encontram-se a disposição da população laurofreitense e JUNTOS vamos tornar a vida dessa sociedade mais tranquila e segura.
É a 52ªCIPM e Comunidade na Corrente do bem!
Fabricio – Maj PM
Comandante da 52ªCIPM