Jayme Figura

Adeus a Jayme Figura – Salvador chora a perda de um artista multifacetado aos 64 anos

No último domingo (26), a cidade de Salvador, na Bahia, perdeu um de seus artistas mais icônicos, Jayme Figura, que faleceu aos 64 anos. A notícia foi confirmada por seu amigo e colega de profissão, Leonel Mattos. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre a causa da morte.

Veja também: Deputada baiana propõe criação do Dia Nacional do Brega: “precisam do nosso apoio”

Segundo relatos do site G1, Jayme teria passado mal há três dias, buscando atendimento em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), sendo liberado após o atendimento. No entanto, neste domingo, o artista voltou a apresentar sintomas graves e, infelizmente, não resistiu.

Nascido em Cruz das Almas, no recôncavo baiano, Jayme Figura mudou-se para Salvador aos cinco anos, acompanhado de sua família. Desde a infância, ele demonstrava sua veia artística, criando brinquedos a partir de latas e madeira, sinalizando desde cedo sua vocação criativa.

A trajetória de Jayme era multifacetada, abrangendo diversas expressões artísticas. Além de ser reconhecido como artista plástico, ele também era poeta, músico e desenhista. Sua obra e presença marcaram a cena cultural da Bahia, deixando uma contribuição valiosa para as artes plásticas e para a cultura local.

Uma característica marcante de Jayme Figura era sua figura folclórica. Conhecido por circular pelas ruas de Salvador, especialmente no Centro Histórico, onde residia, o artista costumava usar máscara e uma espécie de armadura, preservando o mistério ao não revelar publicamente seu rosto. Essa peculiaridade agregava um elemento intrigante à sua identidade artística.

Até o momento, não foram divulgadas informações sobre o velório e sepultamento de Jayme Figura. Seu falecimento deixa uma lacuna significativa no cenário artístico local, e seu legado será lembrado pelos admiradores de sua obra e por todos que tiveram a oportunidade de conhecer a figura única e talentosa que foi Jayme Figura.

Um minuto, por favor…

Agradeço pelo interesse neste artigo! Se você apreciou o conteúdo e deseja contribuir, considere fazer uma doação de qualquer valor  CLICANDO AQUI