Aliexpress

Taxas de importação estão mais frequentes nas compras vindas de fora. Grandes e-commerces chineses como a Aliexpress preferem não vender mais para consumidores do Brasil

Comprar um upgrade de hardware para o PC agora se tornou uma tarefa ainda mais difícil para os consumidores brasileiros. Isso se deve ao aumento expressivo na fiscalização da alfândega brasileira, seguindo as orientações e metas do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Com um rigor maior na chegada de produtos ao país, vários vendedores do Aliexpress suspenderam as vendas de produtos para o Brasil, incluindo desde itens simples e leves, como roupas, relógios e brinquedos, até produtos mais caros, como eletrônicos.

Veja também: Luciano Huck “detona” medida tomada pelo governo Lul@ sobre a educação

Agora, esses itens estão sujeitos a receber uma taxa de 100% em cima do valor do produto e do frete para serem liberados nos postos dos Correios. Como resultado, muitas pessoas estão desistindo de comprar produtos que são reenviados para a China ou, pior ainda, apreendidos pela Receita Federal. No entanto, o processo de reenvio é longo e prejudica os fornecedores, que estão optando por uma solução mais simples: suspender indefinidamente as vendas para o Brasil, em vez de arcar com os retornos.

Os itens de informática são particularmente afetados, pois estavam disponíveis a preços mais baixos no Aliexpress e eram muito populares entre o público brasileiro. A situação atual dificulta o acesso dos consumidores brasileiros a produtos estrangeiros e destaca a importância de buscar alternativas locais para atender às suas necessidades. Essa informação foi apurada pelo site Oficina da Net.

Até então, um dos favoritos dos consumidores brasileiros era a importação do “kit xeon”. O kit oferecia um conjunto pré-montado de hardware para PC, incluindo placa-mãe, processador e pentes de memória RAM. Até o final de 2022, muitas pessoas conseguiam comprá-lo e recebê-lo em casa sem pagar nenhuma taxa.

No entanto, agora, devido ao peso dos produtos e a outras restrições, itens de informática como placas de vídeo, SSDs, mouses e teclados estão sujeitos a taxas exorbitantes. Isso torna esses produtos ainda mais caros do que aqueles disponíveis no mercado brasileiro.

Como resultado, grandes lojas do Aliexpress, como a Machinist e a PC Motherboard Store, decidiram suspender as vendas para o Brasil por tempo indeterminado, e é provável que essa tendência se expanda.

Um minuto, por favor…

Agradecemos imensamente por ter chegado até aqui e por demonstrar interesse em combater a desinformação e as mentiras. Sabemos que isso demanda muito tempo e recursos financeiros, mas nós do DEOLHO News temos o compromisso diário de levar até você, leitor, conteúdos críticos, embasados em dados e fontes confiáveis.

Acreditamos que o jornalismo independente e responsável é fundamental para uma sociedade livre e democrática, e é por isso que pedimos o seu apoio. Se você também acredita em nosso trabalho, por favor, considere fazer uma doação para nos ajudar a continuar fornecendo informações de qualidade. Clique no link abaixo para fazer a sua doação agora mesmo. Agradecemos de coração.

Faça uma Doação CLICANDO AQUI