ACM Neto rompe com Doria

ACM Neto rompe com Doria do PSDB

Depois de romper com os deputados federais João Roma (Republicanos) e Rodrigo Maia (ainda DEM), o presidente nacional do DEM, ACM Neto, está descontente com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e sinalizou que irá cortar os laços políticos com o tucano. Neto não tem gostado nada de o gestor paulista ter convidado o seu vice-governador, Rodrigo Garcia (DEM), para se filiar ao PSDB. ACM Neto rompe com Doria

Veja também: Nunes Marques será relator de pedido de impeachment de Alexandre de Moraes

Neto teria dito, em conversas reservadas com aliados, que Doria “morreu” para ele. Também disse que topa dialogar sobre as eleições de 2022 até com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), mas não com Doria. Ontem, ao ser questionado pela imprensa, se havia rompimento com o governador paulista, ACM Neto se esquivou e limitou-se a falar sobre a possibilidade de Garcia deixar o partido.

“Não há, até o momento, nenhuma decisão do Rodrigo de sair do partido”, afirmou. O democrata soteropolitano disse ainda ter conversado com o vice-governador de São Paulo sobre a possibilidade de abandonar a legenda. “É fato que existe essa possibilidade, mas ele não tomou nenhuma decisão. Então, é o tipo de assunto que não vou especular enquanto não for fato consumado”, acrescentou.

ACM Neto e Doria tinham uma forte relação política, mas houve um desgaste depois que o democrata decidiu que seu partido ficaria “neutro” na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados. A decisão de Neto reforçou a candidatura de Arthur Lira (PP). Após este episódio, o governador partiu para uma ofensiva contra o DEM na tentativa de atrair os quadros da legenda para o ninho tucano. Ao defender que o PSDB tivesse uma posição clara na eleição da Câmara e apoiasse o postulante Baleia Rossi (MDB), Doria chegou a dizer, em tom de crítica, que a sua sigla não poderia “virar um DEM”.

Uma decisão de ACM Neto no final de semana provocou uma insatisfação no DEM. O presidente da legenda anunciou a criação do grupo “Democratas Diversidade”, que, segundo ele, terá a missão de debater e elaborar políticas públicas de inclusão para públicos que ainda sofrem preconceito. O grupo será coordenado por Bruno Alves. “Não aceitamos que as pessoas sofram preconceito por causa de sua orientação sexual, religiosa, cor de pele ou qualquer outro”, disse ACM Neto.

Após o anúncio, o deputado federal Sóstenes Cavalcante comunicou que deve procurar um novo partido. “Com os rumos que nosso partido está tomando, meu mandato vai se distanciando do perfil ideológico do partido, sendo assim, na janela em março, terei que buscar um partido que me dê conforto ideológico ao nosso mandato. Em março de 2022, na janela partidária, vou procurar outra sigla!”, afirmou.

O vereador de Salvador, Alexandre Aleluia, também manifestou insatisfação. “Difícil, para homens com valores e compromisso com eleitores, conviver num partido com convicções gelatinosas, que mudam a depender da conveniência e a partir de decisões monocráticas sem consulta a qualquer Executiva. Não me elegi para ser de um partido que está virando filial do PSOL”, atacou.

Um minuto, por favor…

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras custa tempo e dinheiro. Nós, do DEOLHO News, temos o compromisso diário de levar até os leitores conteúdos críticos, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Se você acredita no nosso trabalho, apoie da maneira que puder ou, se preferir… Faça uma Doação CLICANDO AQUI