PT

Enfrentando divergências internas, Rui Costa e Alexandre Padilha mostram fragilidades na articulação política do governo (PT)

A derrota do governo na Câmara dos Deputados, no início de maio, expôs as divergências entre os ministros Rui Costa (PT), da Casa Civil, e Alexandre Padilha (PT), da Secretaria de Relações Institucionais. A falta de habilidade de Costa na articulação política e a fragilidade de Padilha em fazer valer as estratégias do governo foram evidenciadas.

Veja também: Segredo da juventude! A máscara rejuvenescedora e simples da Glória Maria

O texto vetado pelos deputados era visto como um projeto pessoal de Costa, que não o discutiu com os parlamentares antes de apresentá-lo. Tanto os parlamentares governistas quanto os assessores palacianos já haviam alertado sobre os riscos da derrubada do decreto no Legislativo.

A ampla derrota do governo na votação foi utilizada como argumento contra a atuação de Padilha, evidenciando a fragilidade de sua liderança. Foram 295 votos contra a manutenção do decreto e apenas 136 votos favoráveis.

O governo agora busca reverter a derrubada dos decretos no Senado, mas já foi indicado que uma medida provisória seria rejeitada pelo Congresso. Rui Costa assumiu a articulação política no Senado, tentando esclarecer pontos com os líderes de bancada e envolvendo outros ministros nas audiências sobre o tema.

Enquanto isso, a prioridade do Palácio do Planalto é garantir uma ampla vitória no arcabouço fiscal e novas regras para substituir o teto de gastos. A articulação política do governo tem sido criticada há semanas, e a derrubada do decreto do saneamento apenas expôs as tensões existentes.

O presidente da Câmara, Arthur Lira, destacou que o principal problema do governo é a articulação política, com muitas reuniões e poucas decisões diante de cenários complexos. Lira ressaltou a necessidade de o governo se adaptar ao novo momento da democracia brasileira e entender as mudanças nas relações entre os poderes.

Um minuto, por favor…

Agradecemos imensamente por ter chegado até aqui e por demonstrar interesse em combater a desinformação e as mentiras. Sabemos que isso demanda muito tempo e recursos financeiros, mas nós do DEOLHO News temos o compromisso diário de levar até você, leitor, conteúdos críticos, embasados em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que o jornalismo independente e responsável é fundamental para uma sociedade livre e democrática, e é por isso que pedimos o seu apoio. Se você também acredita em nosso trabalho, por favor, considere fazer uma doação para nos ajudar a continuar fornecendo informações de qualidade. Clique no link abaixo para fazer a sua doação agora mesmo. Agradecemos de coração.

Faça uma Doação CLICANDO AQUI