autoestima

Autoestima: Confira quais são essas frases e como cada uma pode marcar a vida de alguém.

infância é uma fase da vida marcada por brincadeiras e aprendizados. No entanto, como é nesse momento em que começamos a desenvolver a autoestima, algumas frases que ouvimos podem ficar marcadas como experiências ruins e perdurar pelo resto de nossas vidas.

Veja também: Lauro de Freitas lamenta a perda do artista plástico Nivaldo Portela

Frequentemente, vemos histórias de pessoas que ficaram marcadas por discursos negativos que influenciaram na sua construção como indivíduos. Por isso, separamos algumas frases e discursos nocivos no desenvolvimento de crianças. Confira:

1. ‘Você não consegue fazer nada direito’

Na infância, é natural que cometamos erros e acertos, aprendendo sempre com eles. Contudo, essa afirmação pode conceber um sentimento de inaptidão. Essa sensação de inépcia gera insegurança e ansiedade, afetando a autoestima e desmotivando as crianças.

2. ‘Você deveria ser igual ao seu irmão’

Essa frase de grande impacto inferioriza e compara as crianças, gerando mais inseguranças. Além de diminuir a individualidade de cada um. Vale lembrar que todo indivíduo é único, com suas limitações e habilidades que os diferem do todo.

3. ‘Você só sabe chorar?’

Como vimos, a inferiorização impacta significativamente no desenvolvimento da autoestima da criança. E isso não se limita a ações produzidas por elas, mas também aos sentimentos. Essa frase tira a validade e diminui o sentimento delas. O correto seria acolher e entender o motivo da frustração sem reprimir os sentimentos dessas crianças.

4. ‘Chega! Estou farto(a) de você’

Por fim, essa é outra frase que afeta profundamente a autoestima na infância. Esse tipo de frase pode ser tão danoso ao desenvolvimento da criança que ela pode até mesmo se sentir rejeitada por quem a diz. É normal que a criança se sinta menos amada e insuficiente após escutar isso. Por isso, é sempre bom demonstrar afeto e compreensão, mesmo nas dificuldades.

Se identificou com alguma dessas frases?

Lembre-se de que o cuidado com o seu bem-estar e autoestima são essenciais para a plenitude emocional. Por isso, em caso de traumas e sentimentos negativos, deve-se procurar acompanhamento de um profissional especializado. Com a ajuda correta, é possível superar os traumas do passado.

Um minuto, por favor…

Agradecemos imensamente por ter chegado até aqui e por demonstrar interesse em combater a desinformação e as mentiras. Sabemos que isso demanda muito tempo e recursos financeiros, mas nós do DEOLHO News temos o compromisso diário de levar até você, leitor, conteúdos críticos, embasados em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que o jornalismo independente e responsável é fundamental para uma sociedade livre e democrática, e é por isso que pedimos o seu apoio. Se você também acredita em nosso trabalho, por favor, considere fazer uma doação para nos ajudar a continuar fornecendo informações de qualidade. Clique no link abaixo para fazer a sua doação agora mesmo. Agradecemos de coração.

Faça uma Doação CLICANDO AQUI