Preso do 8 de Janeiro

Uma tragédia nos bastidores: Preso do 8 de janeiro morre em incidente na Papuda

por Léo de Topó 

Na manhã desta segunda-feira, 20 de novembro, um homem de 46 anos, preso do 8 de Janeiro, identificado como Cleriston Pereira da Cunha, que estava detido por sua participação nos atos desse ano, veio a falecer no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. O óbito ocorreu devido a um “mal súbito” durante o tradicional “banho de sol” no presídio.

Veja também: Homem leva amante para culto e é flagrado pela esposa durante o sermão! Veja o vídeo:

De acordo com informações da Vara de Execuções Penais (VEP), o detento sofreu um mal súbito durante a atividade recreativa matinal. Apesar dos esforços do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Cunha não pôde ser reanimado.

Cunha, que tinha 46 anos, enfrentava problemas de saúde, incluindo diabetes e hipertensão, para os quais fazia uso de medicação controlada. Seu histórico médico revela que ele recebeu atendimentos médicos em seis ocasiões entre janeiro e maio e foi encaminhado ao Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) em maio.

O preso foi detido no Senado no dia 8 de janeiro e, em abril, foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por cinco crimes, tornando-se réu. Até o momento de sua morte, não havia previsão para seu julgamento.

Em setembro, a PGR concordou com um pedido de liberdade apresentado pela defesa, argumentando que o término da fase de instrução permitia sua soltura. O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, não chegou a analisar a solicitação.

A morte de Cleriston Pereira da Cunha destaca a complexidade do sistema carcerário brasileiro e reacende debates sobre a saúde e condições de detenção dos presos, especialmente aqueles com problemas médicos preexistentes. As circunstâncias precisas que levaram ao “mal súbito” ainda serão objeto de investigação pela VEP.

Um minuto, por favor…

Agradeço pelo interesse neste artigo! Se você apreciou o conteúdo e deseja contribuir, considere fazer uma doação de qualquer valor  CLICANDO AQUI.