Susana Vieira

Susana Vieira: Atriz de 80 anos processará quem ousar chamá-la de velha e prova que a idade é apenas um número.

por Léo de Topó 

A talentosíssima Susana Vieira, aos 80 anos de pura vivacidade e energia, decidiu que vai botar a boca no trombone (ou melhor, nos tribunais) contra quem ousar chamá-la de velha! Durante sua participação no programa “Encontro”, da TV Globo, nesta segunda-feira, 29, a atriz soltou o verbo e deixou bem claro que não vai deixar passar batido.

Coreia do Norte: bebê de 2 anos é condenado à prisão perpétua por pais serem pegos com Bíblia

Com todo seu charme e personalidade, Susana fez questão de ressaltar o quão ofendida ela fica quando alguém a chama de velha. Segundo ela, foi o maior insulto que já recebeu: “‘Você ainda está no ar, sua velha’, me chamaram! Imagina só!”. E, vamos combinar, chamar uma diva do porte de Susana de velha é no mínimo um ato de insanidade!

Ainda que seja conhecida por sua força diante das críticas, a atriz não está para brincadeira quando o assunto é o preconceito contra pessoas mais maduras, o tal de etarismo. Ela se recusa a ser rotulada como velha e compara esse preconceito com outros igualmente inaceitáveis, como chamar alguém de forma pejorativa por sua cor ou de gorda. Um verdadeiro tapa na cara da sociedade!

Susana, que tem uma carreira brilhante na televisão e é mestra em nos arrancar gargalhadas com seus personagens icônicos, não deixa o peso dos anos derrubá-la. Ela é do tipo que desafia as convenções e não se rende às amarras da idade. “No Brasil é pecado envelhecer, mas eu me recuso a aceitar isso”, afirmou ela com toda sua convicção.

E ela tem razão! Enquanto muitos sofrem com o envelhecimento, Susana segue desfilando sua beleza, fazendo teatro, arrasando nos bailes funk e, pasmem, ainda arruma uns namorados por aí! Ela não se limita e não vai deixar que rótulos ou estereótipos a coloquem em uma caixinha.

Então, meu caro, se você tinha a ousadia de chamar Susana Vieira de velha, pode se preparar para enfrentar a ira dessa mulher poderosa na justiça. Afinal, chamá-la de velha é quase como desafiar a lei da gravidade: uma tarefa impossível!

O etarismo é uma forma de preconceito ou discriminação baseada na idade de uma pessoa. Assim como o racismo e o sexismo, o etarismo envolve estereótipos negativos, tratamento injusto e desigualdade com base na idade. Pode ocorrer tanto em relação a pessoas mais jovens (como o tratamento pejorativo de adolescentes) quanto em relação a pessoas mais velhas (como estereótipos negativos associados ao envelhecimento).

O etarismo pode se manifestar de várias maneiras, como piadas ou comentários ofensivos, exclusão social, dificuldades de emprego ou promoção no trabalho, estereótipos negativos sobre a capacidade física ou mental, entre outros. Essas atitudes e comportamentos refletem uma visão negativa em relação ao envelhecimento e podem afetar a autoestima e a qualidade de vida das pessoas envolvidas.

É importante combater o etarismo e promover uma sociedade mais inclusiva e respeitosa, reconhecendo o valor e a contribuição de pessoas de todas as idades.

Um minuto, por favor…

Agradeço pelo interesse neste artigo! Se você apreciou o conteúdo e deseja contribuir, considere fazer uma doação de qualquer valor  CLICANDO AQUI.