Leve em consideração variáveis como estrutura, professores e reputação da instituição.

Depois de definir a carreira a seguir, é hora de pensar em onde estudar. Escolher a instituição para cursar a universidade também não é tarefa fácil, exige pesquisa e avaliação de uma série de questões. Mas, calma, apesar das múltiplas possibilidades, algumas dicas ajudam você nessa tarefa.

A primeira opção da maioria dos estudantes é tentar universidades públicas. Além de gratuita, em geral, têm boa reputação e cursos bem avaliados pelo Ministério da Educação (MEC). Mas se não rolar, não se desespere. O que mais tem são vagas em boas instituições privadas esperando por você.

Para ajudar nessa escolha, uma dica é começar pelo site do MEC. Lá é possível consultar as notas de todas as instituições em avaliações nacionais. Você pode fazer três pesquisas: descobrir a nota geral da instituição (IGC), o conceito específico do curso (CPC) e a nota dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Avalie a estrutura
Além de analisar essas notas, vale olhar com atenção as instalações do local. Dá pra fazer essa pesquisa no próprio site da universidade. Dependendo do curso escolhido, a estrutura é um quesito muito importante. Nas engenharias, por exemplo, laboratórios adequados são fundamentais. Assim como saber se a universidade tem um hospital para os estudantes de Medicina fazerem as práticas. Busque uma instituição que ofereça suporte para você exercitar os conhecimentos adquiridos em seu curso. Com os estágios e parcerias, você consegue se preparar melhor para atender as exigências do mercado de trabalho.

Uma maneira de ter uma avaliação real é procurar alunos e ex-alunos. Como eles estão inseridos naquela comunidade escolar, terão as informações quentinhas para compartilhar com você. Com as redes sociais, hoje em dia, é mais fácil fazer esse tipo de contato. Se você abrir esse canal de comunicação, procure saber sobre a qualidade dos professores e se são referências em suas áreas de atuação. De forma técnica, a avaliação do corpo docente se dá por titulação (especialista, mestrado, doutorado ou PhD), renome e obras publicadas. É legal ainda obter informações sobre onde estão os profissionais formados pelo curso do seu interesse.

A tradição de uma faculdade também diz muito sobre ela. Afinal, sua história é construída ao longo dos anos. Quanto mais tempo uma instituição de ensino mantém relevância por entregar ao mercado bons profissionais, maior sua credibilidade.
Bolsas e financiamentos
Com todas as informações em mãos, verifique se a instituição atende às suas expectativas e avalie os valores das mensalidades, possibilidades de financiamento estudantil (como Fies e Prouni) e até mesmo bolsas de estudos próprias ou fornecidas por empresas especializadas. O Educa Mais Brasil viabiliza bolsas de estudo para quem não tem condições de arcar com a mensalidade integral de um curso universitário. Com mais de 15 mil instituições de ensino parceiras, o Educa Mais Brasil disponibiliza, nos mais de 4 mil municípios em que atua, bolsas de estudo de até 70%.

Para matar a curiosidade de futuros alunos, algumas instituições oferecem visitas guiadas às suas sedes. Se a instituição não tiver esse serviço, programe-se para uma ida até o campus para conhecer as áreas públicas e ver se é lá mesmo que você quer passar os próximos anos. Ah, e prepare-se para melhor fase da sua vida.


Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *