Itinga

Comunidade em Itinga enfrenta condições insalubres e riscos à saúde há mais de um ano sem intervenção

por Léo de Topó 

Lauro de Freitas, BA – Os moradores do bairro Jardim Independência, localizado em Itinga, município de Lauro de Freitas, vivem uma situação angustiante há mais de um ano. Esgoto a céu aberto e bueiros estourados têm causado transtornos constantes, além de representarem riscos à saúde pública. Diante da falta de solução por parte dos órgãos responsáveis, a comunidade faz um apelo à Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA) por uma intervenção urgente.

SUPERAÇÃO: Conheça a impressionante história da mulher mais obesa do mundo que perdeu incríveis 395 quilos, veja fotos do antes e depois

Os problemas de esgoto a céu aberto em Itinga são evidentes nas ruas do bairro, gerando mau cheiro intenso e atraindo insetos e roedores. Além disso, a situação se agrava nos dias de chuva, quando os bueiros estourados causam alagamentos, comprometendo a mobilidade e colocando em risco a segurança dos moradores.

  Segundo relatos dos residentes, diversas reclamações foram feitas aos órgãos competentes ao longo dos últimos meses, porém, até o momento, nenhuma ação efetiva foi tomada para resolver o problema. A falta de intervenção tem causado revolta e indignação na comunidade, que se sente negligenciada pelas autoridades municipais.

A comunidade ressalta a urgência da intervenção e pede que as medidas sejam tomadas o mais rápido possível, a fim de evitar problemas de saúde e melhorar a qualidade de vida dos moradores. Eles esperam que a SEINFRA cumpra sua responsabilidade de forma efetiva, garantindo uma solução duradoura para os problemas enfrentados há tanto tempo.

Itinga

Enquanto isso, os moradores continuam a lidar com as condições insalubres e a torcer para que suas vozes sejam ouvidas, na esperança de que a situação seja resolvida o mais breve possível.

É realmente desolador ver a falta de ação das autoridades diante desses problemas tão graves em nosso bairro. O mau cheiro do esgoto a céu aberto é insuportável, e os alagamentos causados pelos bueiros estourados colocam em risco nossa segurança. Já fizemos tantas reclamações, mas até agora nada foi resolvido. Precisamos urgentemente que a SEINFRA intervenha e resolva essa situação de forma efetiva. Nossas famílias e nossa saúde estão em jogo!

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cada real investido em saneamento básico gera uma economia de R$ 9,00 em gastos em saúde. Isso porque o maior custo de saúde está nos problemas médicos causados pela falta de saneamento básico, que acometem com mais intensidade crianças e idosos. As doenças relacionadas à água causam 3,5 milhões de mortes a cada ano na América Latina, na África e na Ásia. Um número superior à soma de mortes por acidentes de carros.

Itinga

Um minuto, por favor…

Agradeço pelo interesse neste artigo! Se você apreciou o conteúdo e deseja contribuir, considere fazer uma doação de qualquer valor  CLICANDO AQUI.