Moema

Moema é descartada para disputar o governo do estado. O anúncio só foi possível através do entendimento de Rui com Wagner, que estava presente

A fumaça branca da paz parece ter sido lançada agora há pouco pelo Partido dos Trabalhadores na Bahia. Numa reunião, que envolveu parlamentares do PT e postulantes ao posto de candidato ao governo, foi selado o nome do secretário de Educação do estado, Jerônimo Rodrigues, como representante  do partido na briga pelo Palácio de Ondina. Moema Gramacho fica de fora da disputa.

Além do titular da Educação, disputavam o posto a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, e o secretário de Relações Institucionais, Luiz Caetano. Jerônimo era o nome preferido do governador, que teve peso na decisão. Esse anúncio só foi possível através do entendimento de Rui com o senador Jaques Wagner, que estava presente.

No comando do governador Rui Costa (PT) e do secretário de educação do estado, Jerônimo Rodrigues, a Bahia ficou em último lugar num ranking brasileiro de educação pública à distância durante a pandemia elaborado pela Fundação Getúlio Vargas. Salvador, por sua vez, ocupa o primeiro lugar entre as capitais brasileiras, acima da média de 1,95. O estudo se refere ao recorte entre março e outubro de 2020.

De acordo com o relatório, o estado tirou nota zero na pesquisa porque não apresentou nenhum programa no período. A média nacional foi de 2,38. O líder no índice foi a Paraíba, com nota 6,03.

Na avaliação, os pesquisadores Lorena Barberia, Luiz Cantarelli e Pedro Henrique Schmalz ressaltam que “em países em desenvolvimento, como o Brasil, isso [falta de controle da pandemia] pode reforçar as desigualdades educacionais preexistentes, especialmente se o acesso a tecnologias de educação remota for limitado para populações vulneráveis.”

O relatório também pontua que “houve atrasos significativos na adoção desses programas tanto pelos estados quanto pelas capitais”. “Além disso, os programas foram desenhados com atenção insuficiente para a questão da garantia de acesso a tecnologias que permitiriam o aprendizado e supervisão de alunos de forma remota”, diz trecho da análise.

Um minuto, por favor…

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras custa tempo e dinheiro. Nós, do DEOLHO News, temos o compromisso diário de levar até os leitores conteúdos críticos, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Se você acredita no nosso trabalho, apoie da maneira que puder ou, se preferir… Faça uma Doação CLICANDO AQUI