Duas meninas detonaram seus explosivos nesta sexta-feira, perto de um campo de refugiados no Norte da República dos Camarões, onde estão abrigados civis em fuga dos militantes nigerianos do Boko Haram. 

O ataque deixou nove mortos e 30 feridos, informaram autoridades. Elas entraram na cidade de Kolofata, a cerca de dez quilômetros da fronteira com a Nigéria, antes do amanhecer, fingindo ser refugiadas em busca de alimento, antes do início do jejum diurno do mês muçulmano sagrado do Ramadã.

Duas adolescentes suicidas com idades entre 10 e 15 anos se infiltraram na cidade de Kolofata — disse o ministro das Comunicações, Issa Tchiroma Bakary, à rádio estatal, acrescentando que ambas detonaram seus explosivos. 

O saldo de mortes é 11, incluindo as duas suicidas, e 30 feridos, dos quais 10 foram gravemente atingidos. Uma autoridade do governo local disse que as vítimas em estado mais grave foram transportadas para um hospital de uma cidade próxima.

Nos últimos anos, o Norte de Camarões vem sofrendo com o transbordamento da violência ligada aos insurgentes islâmicos do Boko Haram no país vizinho. Refugiados nigerianos se concentram na fronteira em grande número, e moradores locais estão sendo obrigados a abandonar seus lares. 

O Boko Haram realiza operações frequentes na fronteira na tentativa de estabelecer um califado islâmico. Sua insurgência de oito anos já matou mais de 20 mil pessoas na região do Lago Chade e, de acordo com dados mais recentes do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), deslocou 2,7 milhões de pessoas. 

Fonte: o Globo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *