Presidente Lula promete mais diálogo político e até promove churrasco no Alvorada
por Léo de Topó
Depois de uma semana pra lá de turbulenta, repleta de percalços que bagunçaram os ministérios ambientais e colocaram a maioria governista em apuros na CPI do 8 de janeiro, o nosso querido presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu que é hora de botar a mão na massa e colocar a prosa em dia com os seus camaradas do Congresso. Ele prometeu que vai marcar presença, conversar e receber os deputados e senadores com mais frequência.
Veja também: Deputado do PT solta pérola hilária na CPI: “O agro não produz arroz!”
Numa reunião animada, que contou com a presença dos ministros do poderoso time, Rui Costa e Alexandre Padilha, e os senadores Randolfe Rodrigues, Renan Calheiros e Eduardo Braga, o Lula recebeu um puxãozinho de orelha. Eles disseram que o homem precisa se envolver pessoalmente na política, porque tá todo mundo achando que o governo tá parecendo uma orquestra desafinada, à mercê da influência do tal de Arthur Lira na Câmara dos Deputados, até sobre os deputados do PT!
Agora, uma reclamação que ninguém teve a coragem de fazer cara a cara com o presidente: dizem que o motivo dele não estar mais próximo da classe política é a nossa primeira-dama, a Janja. Parece que ela bloqueia a agenda nos horários de almoço porque é a sagrada hora do descanso. Ela também não é muito fã de ter políticos viajando no avião presidencial e, até agora, não abriu as portas do Alvorada para caravanas de políticos que costumavam ser rotina nos tempos do primeiro e segundo mandato do Lula.
Mas olha só, tem gente em Brasília que defende a Janja e diz que ela não tá nem aí para as críticas. Na verdade, eles falam que a primeira-dama não tem tanto poder assim, e se ela almoça com o presidente é porque ele chama. Parece que é uma briguinha de gato e rato, viu?
Bom, fato é que o Lula é um político cheio de experiência e sabe tomar as rédeas da situação. Se ele tá se sentindo isolado, tem sua parcela de responsabilidade nisso também. De qualquer forma, a reunião lá no Alvorada deu um empurrãozinho no nosso presidente.
Ao final do encontro, o Lula prometeu uma maratona de reuniões com os partidos na Câmara e no Senado, além de bater papo com o máximo de parlamentares possível antes da próxima aventura internacional em agosto, quando vai partir rumo à Cúpula dos Brics, lá na África do Sul.
Ele até prometeu abrir a agenda dos almoços para os parlamentares e lideranças de entidades e movimentos sociais. E acredite se quiser, meu amigo, teve até um churrasco no Alvorada nessa sexta-feira, com um grupinho seleto de ministros e parlamentares. É só o começo, mas vai ser preciso muito mais do que churrasco pra consertar a articulação política desse governo, senão a picanha vai acabar antes que a coisa se ajeite.
Um minuto, por favor…
Agradeço pelo interesse neste artigo! Se você apreciou o conteúdo e deseja contribuir, considere fazer uma doação de qualquer valor CLICANDO AQUI.