Lula

Lula falou ainda que quer que o Incra disponibilize as informações de todas as terras ociosas do país para realizar assentamento

por Léo de Topó 

Depois de uma enxurrada de invasões do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva resolveu botar ordem na casa e lançar a “Operação Reforma Agrária Divertida”. Ele deixou claro que não é mais preciso invadir terras durante o seu mandato. O Lula, cheio de ideias brilhantes, decidiu que o Incra será o responsável por disponibilizar todas as informações das terras ociosas do país para que sejam realizados os assentamentos.

Crise no INSS: Milhões de brasileiros aguardam desesperadamente por benefícios previdenciários enquanto fila de espera explode

Olha só, gente, vamos dar um up na pequena e média propriedade, vamos dar um gás no agronegócio e, é claro, continuar tocando a reforma agrária pra frente. Porque onde tiver gente precisando de assentamento, a gente vai assentar! Isso é importantíssimo! Eu até falei pro Paulo Teixeira, o ministro do Desenvolvimento Agrário, outro dia: “Ó, não precisa mais invadir terra, tá?”. Agora é o Incra que vai dar o toque pro governo sobre quais são as terras improdutivas em cada canto do Brasil, e aí a gente senta pra conversar sobre a ocupação dessas terras. Simples assim! Nada de estresse, nada de guerra. O que a gente precisa é de competência e habilidade pra botar gente pra morar nesses lugares!

O ministro Paulo Teixeira, lá em abril, durante um evento com o MST, já tinha dado um spoiler de que o presidente ia mandar ver num “plano emergencial” pra reforma agrária. Mas até agora, o pessoal do Palácio do Planalto ainda não deu aquele anúncio oficial, viu?

Essas invasões do MST durante o “Abril Vermelho” no começo do ano deram uma bela dor de cabeça pro governo do Lula. De um lado, eles não querem desagradar a base de apoio; de outro, estão tentando conquistar o agronegócio, que tá lá todo “bolsonarista”. É um desafio danado!

Mas ó, quem tá afinado com o governo nessa relação é o ministro da Agricultura, o Carlos Fávaro. Ele deu uma cutucada nos invasores, dizendo que invadir propriedades produtivas não é o caminho certo. E ele tá certíssimo, gente!

O programa de apoio à reforma agrária tá de portas abertas, viu? Não precisa usar esses movimentos radicais, tipo invadir terras produtivas. Isso é contra a lei, pessoal! Terra invadida não tá na lista pra reforma agrária. Tem uma lei que proíbe isso aí. A Justiça manda desocupar, o Estado cumpre e pronto, acabou-se o papo! O Fávaro mandou bem!

Agora é torcer pra que o Lula consiga colocar esse plano divertido em ação, sem mais invasões e com muita competência e espírito de ocupação. Vai ser um show de reforma agrária, pessoal!

Um minuto, por favor…

Agradeço pelo interesse neste artigo! Se você apreciou o conteúdo e deseja contribuir, considere fazer uma doação de qualquer valor  CLICANDO AQUI.