Lula

Falas de Lula irritam a comunidade LGBT+

Ex-presidente foi acusado de transfobia e homofobia. O ex-presidente Lula desagradou à comunidade LGBT+ durante uma entrevista ao Flow Podcast. Ao discorrer sobre supostas fake news produzidas contra si, o petista disse: “As coisas absurdas que eles inventam todos os dias não têm critérios. Eles são capazes de dizer que você nasceu mulher e, depois, virou homem. São capazes de dizer que vacas voam e que cavalo tem chifre”.

Veja também: Homem faz tatuagem no ÂNUS em protesto contra Bolsonaro

Nas redes sociais, esquerdistas criticaram a declaração. “Sou trans e votei em Lula no primeiro turno, mas, após esse episódio de transfobia no Flow, refleti muito e decidi que vou votar em Bolsonaro”, escreveu um internauta chamado Bianca, no Twitter. “Não há dúvidas de que Lula foi transfóbico”, tuitou outra usuária da plataforma. “Bateu um desgosto”, manifestou-se outra pessoa.

“Dilma foi pelo mesmo caminho, quando disse que ‘não faria propaganda de orientação sexual’, e estamos vendo o reflexo disso”, publicou a Associação Nacional de Travestis e Transexuais. “Agora, novamente, teremos de aturar o mau uso do que Lula disse, de forma altamente descuidada, contra nós.”

Enquanto ocorria a entrevista, a hashtag “Lula transfóbico” ficou nos trending topics do Twitter.

Antes da entrevista, Lula manifestou-se contra banheiros unissex, uma das reivindicações da comunidade LGBT+. “É um absurdo”, disse o petista. “Sou pai de cinco filhos, tenho uma neta. Não faz sentido. E os caras contam isso dentro de uma igreja. Igreja é lugar de fé, não de fazer campanha.”

Veja o vídeo:

A transfobia e seus impactos

As pessoas transgênero são alvos constantes de preconceitos e discriminações em vista da forma como expressam o seu gênero e de seus comportamentos sociais. Esses preconceitos e atos discriminatórios nascem da visão ilusória de que a transexualidade não diz respeito à condição natural humana. Mas que se trata de algum tipo de doença ou transtorno mental, resultando na condenação e até mesmo na demonização dessas pessoas por conta de seus comportamentos que “fogem do padrão social”.

Nesse sentido, a transfobia é qualquer ação ou comportamento que se baseia no medo, intolerância, rejeição, aversão, ódio ou discriminação às pessoas trans por conta de sua identidade de gênero. Isso significa que o comportamento transfóbico diz respeito a quaisquer agressões físicas, verbais ou psicológicas manifestadas com o intuito de coibir a expressão de gênero de transexuais e travestis.

Um minuto, por favor…

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras custam tempo e dinheiro. Nós, do DEOLHO News, temos o compromisso diário de levar até os leitores conteúdos críticos, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Se você acredita no nosso trabalho, apoie da maneira que puder ou, se preferir… Faça uma Doação CLICANDO AQUI