Lauro de Freitas

Caminhada em tons de rosa: Comunidade de Itinga, em Lauro de Freitas, celebra o outubro rosa com solidariedade e conscientização

por Léo de Topó 

Neste sábado, as ruas de Itinga, Lauro de Freitas, se encheram de vida e cor, à medida que centenas de pessoas se uniram para participar de uma caminhada memorável em celebração ao Outubro Rosa. Foi um dia repleto de alegria, conscientização e solidariedade, onde o respeito pelas mulheres e a luta contra o câncer de mama estiveram no centro das atenções.

Lauro de Freit@s: Unidades de Saúde da Família (USFs) ampliam marcação de consultas e exames para atender a população

Lauro de Freitas

O vibrante tom rosa, que se tornou símbolo do movimento Outubro Rosa, dominou a paisagem urbana de Itinga, criando um cenário incrivelmente inspirador. Pessoas de todas as idades se reuniram com entusiasmo, usando roupas e acessórios cor-de-rosa, demonstrando seu apoio à causa e sua solidariedade às mulheres que enfrentam a batalha contra o câncer de mama.

Cartazes decorados com mensagens de esperança, balões coloridos e uma trilha sonora contagiante de música fizeram parte da celebração. Era evidente que a energia positiva e a união da comunidade eram inabaláveis.

Um dos pontos altos do evento foi o mutirão de saúde que ocorreu simultaneamente à caminhada. As mulheres de Itinga puderam buscar atendimento para mamografia com demanda livre, facilitando o acesso a exames cruciais de detecção precoce do câncer de mama. Essa iniciativa demonstrou o compromisso da comunidade em promover a saúde e o bem-estar das mulheres.

Augusto César, o Secretário de Saúde de Itinga, elogiou calorosamente a iniciativa da comunidade e o evento do Outubro Rosa, destacando a importância da conscientização sobre a saúde da mulher. Ele afirmou: “Este evento é um exemplo inspirador da capacidade da comunidade de Itinga de se unir em torno de uma causa vital. A prevenção e detecção precoce do câncer de mama são fundamentais para a saúde das mulheres, e a oferta de mamografias com demanda livre é um passo significativo nessa direção. Continuaremos apoiando esforços como esse e incentivando a educação sobre a importância da saúde da mulher em nossa cidade. Agradeço a todos os envolvidos por fazerem parte deste evento incrível.

“Estou feliz! Foi uma bênção nossa caminhada. Obrigado a nossa prefeita @moemagramachooficial, que mesmo estando longe, fez uma chamada de vídeo e deixou sua mensagem de apoio ao nosso público. Essa prefeita tem verdadeiramente amor pelo nosso povo. Ao vereador @florcruz_oficial e @edilsonfjesus, meu muito obrigado por estarem presentes e caminhar comigo nesse dia. Quero registrar também a presença da Secretária de Política para Mulheres, @jucararneves, foi tudo lindo. Louvo e agradeço a Deus por viver um momento tão especial; agradeceu César Grandão.

A prefeita Moema Gramacho, apesar de estar fisicamente distante, demonstrou seu apoio e carinho pela comunidade de Itinga, destacando a importância da conscientização sobre o câncer de mama e a necessidade de solidariedade. Ela elogiou a dedicação de todos os envolvidos na organização do evento.

O evento do Outubro Rosa em Itinga serviu como um lembrete poderoso da força e união da comunidade quando se trata de enfrentar desafios de saúde significativos. Além disso, ressaltou a importância de promover a conscientização sobre a detecção precoce do câncer de mama, salvando vidas e inspirando esperança.

Lauro de Freitas

Que esta caminhada brilhante sirva como um exemplo para outras comunidades, inspirando ações positivas e mudanças que podem fazer a diferença na luta contra o câncer de mama. A celebração do Outubro Rosa não é apenas sobre um mês, mas sobre um compromisso contínuo de apoio, conscientização e solidariedade com as mulheres de todo o mundo que enfrentam essa doença.

Um minuto, por favor…

Agradeço pelo interesse neste artigo! Se você apreciou o conteúdo e deseja contribuir, considere fazer uma doação de qualquer valor  CLICANDO AQUI.