Lauro de Freitas

Campanha Outubro Rosa de Lauro de Freitas encerra com entrega de melhorias e exames de saúde

Nesta terça-feira, 31 de outubro, a campanha Outubro Rosa de Lauro de Freitas chegou ao seu emocionante encerramento. A data marcou a entrega da requalificação da Unidade de Saúde da Família Espaço Cidadão e a realização de exames no Ônibus da Saúde. Este mês dedicado à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama se tornou um marco na cidade.

BOMBA no caso Sara Mariano: Polícia suspeita de mais pessoas envolvidas em assassinato da cantora

A prefeita Moema Gramacho presidiu a cerimônia de entrega das melhorias na Unidade de Saúde da Família, situada no bairro de Itinga. Ao mesmo tempo, a unidade móvel de saúde ofereceu serviços de mamografia e eletrocardiograma para as mulheres da comunidade. Durante o evento, a prefeita enfatizou o papel fundamental desempenhado pelo Ônibus da Saúde, que percorreu todas as Unidades de Saúde da Família do município e realizou 520 mamografias e cerca de 500 exames de eletrocardiograma ao longo do mês.

A prefeita Gramacho aproveitou a ocasião para ressaltar que a prevenção do câncer de mama não deve se limitar a um único mês, mas sim ser um compromisso diário. Ela destacou a importância da detecção precoce da doença, enfatizando que, quando diagnosticado cedo, há chances reais de cura. A prefeita tem convicção disso, já que é uma sobrevivente da doença e continua a se cuidar.

A requalificação da Unidade de Saúde da Família Espaço Cidadão trouxe importantes melhorias para a comunidade. Entre as melhorias, destaca-se a abertura de mais um consultório odontológico e dois consultórios indiferenciados, a criação de uma Central de Materiais Esterilizados (CME), além da reforma em outros consultórios já existentes e de outras partes da estrutura. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) planeja continuar realizando entregas de melhorias em outras unidades de saúde da cidade. Nesta quarta-feira, 1º de novembro, está programada a reforma da Unidade de Saúde da Família Caji/Vida Nova, e na próxima segunda-feira, 6 de novembro, acontecerá a requalificação da Unidade Noel Alves, em Portão.

O secretário de Saúde, Augusto César Pereira, salientou a importância da campanha para reforçar os serviços de prevenção ao câncer de mama ao longo do mês. Ele enfatizou que a entrega das melhorias na Unidade de Saúde Espaço Cidadão, com sua reforma completa, climatização e ampliação dos consultórios, é um passo importante para o avanço da saúde na cidade.

A campanha Outubro Rosa em Lauro de Freitas demonstra o compromisso das autoridades locais em promover a conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, além de melhorar a infraestrutura de atendimento de saúde na comunidade. Através de ações como essa, a cidade trabalha para garantir o bem-estar e a saúde de suas residentes, enfatizando a necessidade de cuidar da saúde o ano inteiro, não apenas durante o mês de outubro.

Um minuto, por favor…

Agradeço pelo interesse neste artigo! Se você apreciou o conteúdo e deseja contribuir, considere fazer uma doação de qualquer valor  CLICANDO AQUI.