Programa que garante ao jovem de baixa renda o acesso à cultura, esporte e lazer, o Identidade Jovem (ID Jovem), teve lançamento estadual na manhã desta quarta-feira (14) em concorrido ato no Cine Teatro, em Lauro de Freitas. 


Sancionado em 2013, pela então presidenta Dilma Roussef, o programa dá ao jovem o direito de reserva de duas vagas gratuitas e duas vagas com desconto de no mínimo 50% em transportes interestaduais, e meia-entrada em eventos culturais e esportivos.
“Quando lançamos um programa desse porte damos uma oportunidade à juventude de baixa renda de ter acesso a benefícios que antes eram “coisa de gente rica”. 


Conseguimos mudar esta realidade e fico muito satisfeita por Lauro de Freitas ter sido escolhida para esse lançamento estadual”, ressaltou a prefeita Moema Gramacho, depois de resgatar a história de lutas da juventude da Bahia por avanços em vários campos. Em Lauro de Freitas, 15 mil jovens estão aptos ao cadastramento.


Aberto com a apresentação do Quarteto de Cordas da Orquestra Neogibá, o lançamento contou com a participação do secretário Nacional de Juventude, Francisco Assis Filho, que saudou a plateia formada em sua maioria por estudantes da rede municipal e estadual de Lauro de Freitas e Região Metropolitana. “Não podemos ficar fazendo planos para o futuro. Temos que despertar para os problemas do jovem de hoje. 

A Bahia tem sido uma parceira importante no que diz respeito à busca por soluções das demandas históricas da nossa juventude”.


O secretário de Justiça Carlos Martins revelou que o lançamento do ID é uma das ações que atende à solicitação do Governador da Bahia, Rui Costa, de dar prioridade à juventude. “Estamos dando continuidade às conquistas dos governos dos ex-presidentes Lula e Dilma que sempre valorizaram a juventude do país e que nos deu a possibilidade de mostrar à nossa juventude que existem outros caminhos. O ID vem nesse sentido de facilitar o acesso às diferentes possibilidades de traçar o destino. Isso é inclusão social”.


O secretário da Juventude de Lauro de Freitas, Felipe Novaes, disse que a pasta estará empenhada em dar ampla divulgação do programa entre os jovens do município. “O ID é uma oportunidade que o jovem de baixa renda de Lauro de Freitas e toda Bahia terá de acesso a cultura, esporte e lazer. É um grande avanço”. 

Têm direito ao programa jovens entre 15 a 29 anos, cadastrados no CadÚnico e com renda familiar de até dois salários mínimos. O cadastro pode ser feito pelo aplicativo disponível para smartphones ou através do site da Caixa Econômica Federal. Podem também procurar os Centros de Referência de Assistência Social dos municípios (CRAS). A Bahia é o terceiro Estado em número de cadastro da Identidade jovem. 


O coordenador da Coordenação Estadual de Juventude Jabes Soares se mostrou bastante otimista e acredita que a Bahia alcançará a partir deste lançamento o primeiro lugar no número de jovens cadastrados. O lançamento do ID Jovem na Bahia foi uma realização da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), através da Cojuve em parceria com a Secretaria de Juventude de Lauro de Freitas. Vereadores, secretários e membros do Conselho estadual de Juventude prestigiaram o evento. 


O lançamento foi encerrado com a apresentação do Grupo de Dança Contemporânea Sublime e de Hip Hop. Em seguida foi aberto o cadastro do ID numa unidade móvel da Cojuve, a estação Juventude. 

ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *