Rodrigo Amendoim: Respeito póstumo violado pela exposição de imagens em crime virtual
por Léo de Topó
Neste sábado (28), as redes sociais foram inundadas por uma perturbadora violação da privacidade e do respeito humano. Fotos do corpo do influencer Rodrigo Amendoim, que faleceu recentemente, vazaram na internet, gerando consternação e preocupação. A exposição pública de imagens de cadáveres é um ato condenável e ilegal, caracterizado como vilipêndio a cadáver, e carrega consigo sérias consequências legais.
BOMBA no caso Sara Mariano: Polícia suspeita de mais pessoas envolvidas em assassinato da cantora
As imagens que circulam mostram Rodrigo Amendoim estendido no chão de seu apartamento em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador. O respeito à privacidade e à dignidade da pessoa falecida é fundamental em qualquer sociedade civilizada, e compartilhar ou armazenar tais imagens é um crime passível de detenção de um a três anos, além de multas consideráveis.
Este incidente traz à tona um precedente recente em que um indivíduo foi condenado a 10 anos de prisão por vazar fotos do corpo da cantora Marília Mendonça no Instituto Médico Legal (IML). A justiça tem sido rígida no combate a esses atos de desrespeito e violação de privacidade.
As circunstâncias da morte de Rodrigo Amendoim estão atualmente sob investigação pela Polícia Civil baiana, e é vital que a integridade do processo seja preservada e que todos cooperem com as autoridades para determinar as causas do falecimento.
Como encontrar ajuda?
Se você está passando por alguma dificuldade psicológica, existem alguns serviços gratuitos que podem ser acionados. Um deles é a ligação para o número 188. O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção por meio de conversas, sob total sigilo, por telefone, por e-mail e chat 24 horas todos os dias para todas as pessoas que querem ou precisam conversar.
Em Salvador, as pessoas também podem ser atendidas no Núcleo de Estudo e Prevenção do Suicídio (NEPS), referência nacional no acompanhamento a pacientes que tentaram suicídio. Para ser atendido, é necessário passar por uma triagem e o agendamento é feito pelo telefone (71) 3103-4343.
Além disso, é possível receber atendimento nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), seja por demanda espontânea ou mediante encaminhamento. A questão de saúde pode ser identificada inicialmente em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e posteriormente pode ser encaminhada para um CAPS para criação de um plano terapêutico. Para ter acesso, o interessado deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima da residência ou um CAPS do território.
Em caso de urgências e emergências, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) pode ser chamado pelo telefone 192, além da UPA Santo Antônio, Valéria, 5º Centro de Saúde Clementino Fraga, Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira e o Hospital Especializado Mário Leal que prestam atendimento de emergência psiquiátrica 24h por dia.
Para situações de urgência e emergência, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e unidades médicas especializadas podem ser acionados. A saúde mental e a dignidade de todos devem ser preservadas, e o respeito mútuo é fundamental para uma sociedade saudável.
Um minuto, por favor…
Agradeço pelo interesse neste artigo! Se você apreciou o conteúdo e deseja contribuir, considere fazer uma doação de qualquer valor CLICANDO AQUI.