Quando será que o ser humano deixará de ser tão frio?

Aqui no Brasil, estamos acostumados a ver o lamentável tratamento que muitas pessoas dão a moradores de ruas. Quando não estão sendo agredidos ou ofendidos, o comum é que eles sejam ignorados, tratados como seres invisíveis. É mais fácil fingir que não existem do que olhá-los nos olhos enquanto eles pedem ajuda para sobreviver. Triste!

Contudo, tal comportamento de pura indiferença em relação aos mendigos já é de partir o coração, em Manila, nas Filipinas, a população local foi ainda mais além

Fotos chocantes mostraram o momento em que um bebê, completamente nu e vulnerável, foi deixado sozinho em uma escada suja na entrada subterrânea da prefeitura da cidade. E o mais assustador é o fato das pessoas cruzarem o seu caminho com a mais pura frieza, se fazendo de cegas e ignorando por completo a sua presença.

É assustador notar como, em meio ao intenso vai e vem, ninguém se mobiliza para ajudar a pobre criança. As fotos foram tiradas pelo fotógrafo AJ Laberinto, que em seu Facebook comentou a respeito do que viu?

“Lá estava eu virando a esquina com minha câmera do celular, quando então eu vi a criança e comecei a tirar fotos dela. Por vários minutos o bebê ficou lá no chão. Ele não estava morto, mas sim adormecido. As pessoas, acostumadas com mendigos e pedintes, já sabiam como reagir àquilo: simplesmente se afastando.

Depois que terminei de tirar as fotos, perguntei a alguns rostos familiares entre a multidão se alguém sabia sobre o pai desse bebê. E eis que uma mulher, com a roupa suja, apareceu e imediatamente levou o menino para longe.

Há quatro dias, eu havia comprado comida para alimentá-lo e ele continua vivendo nas ruas, dormindo na ‘melhor cama’ que ele já conheceu em sua vida”.

Quando será que o ser humano deixou seu coração se tornar tão frio? Esse é o questionamento feito pelo fotógrafo e o mesmo que nós perguntamos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *