Lula

Posição de João Leão dificulta negociação do PP com Lula na Bahia

Petistas apontaram que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve manter o afastamento do PP na Bahia. A nota emitida pelo também secretário de Planejamento do estado inviabilizou uma nova rodada de negociações com o grupo de Leão, único diretório do Progressistas que mantinha relações com o petismo no Brasil.

De acordo com interlocutores do PT, após a divulgação do conteúdo, quando o líder do PP baiano explicou que estão sendo analisados alguns cenários, entre eles, de ter candidatura própria ao governo da Bahia ou compor com a chapa majoritária do ex-prefeito de Salvador e secretário Geral do União Brasil, ACM Neto (UB), a relação teria ficado ainda mais estremecida.

Lula teria sido acionado anteriormente para contornar a crise no grupo de apoio com a indicação da chapa majoritária. Leão sinalizou que o  senador Jaques Wagner (PT) teria descumprindo alinhamentos construídos “fruto de amplo diálogo, o PP da Bahia” e o progressistas do estado precisavam “refletir sobre seu futuro nas eleições estaduais deste ano”. Além de Wagner, o governador Rui Costa tinha sinalizado que Leão seria responsável pela transição para o próximo governo, com a possível renúncia dele para concorrer ao Senado em um arranjo descartado na última segunda.

O vice-governador João Leão falou pela primeira vez sobre a composição de chapa ao governo da Bahia. Em Brasília na manhã desta quarta-feira (9), o presidente estadual do PP disse que o grupo petista descumpriu acordos no estado e cogitou que o sua legenda poderá, além de uma candidatura própria, apoiar o ex-prefeito ACM Neto (UB).

O líder do PP baiano explicou que estão sendo analisados alguns cenários. Um deles, o PP ter candidatura própria ao Governo da Bahia. O outro, compor com a chapa majoritária do ex-prefeito de Salvador e secretário Geral do União Brasil, ACM Neto. João Leão ressaltou ainda a reunião que teve com o governador Rui Costa.

Trabalhamos muito pelo nosso estado e o legado do PP precisa ser respeitado, da mesma forma como temos nutrido respeito por todos os nossos aliados”, destaca o vice-governador baiano.

Um minuto, por favor…

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras custa tempo e dinheiro. Nós, do DEOLHO News, temos o compromisso diário de levar até os leitores conteúdos críticos, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Se você acredita no nosso trabalho, apoie da maneira que puder ou, se preferir… Faça uma Doação CLICANDO AQUI