João Leão será candidato a senador

João Leão será candidato a senador ao lado de Neto

O vice-governador João Leão será candidato a senador na chapa liderada por ACM Neto (União), nas eleições desse ano, conforme revelou ao Informe Baiano, nesta terça-feira (08/03), com exclusividade, dois políticos que participam das negociações entre União Brasil e PP, em Brasília. As conversas que sacramentaram o acordo também incluem outros estados, como por exemplo Piauí e Maranhão.

Veja também: Homem faz tatuagem no ÂNUS em protesto contra Bolsonaro

Inicialmente, o União Brasil queria que o candidato ao Senado fosse Cacá Leão, mas a sigla descartou a ideia e indicou João Leão, o que também não foi nenhum empecilho.

Com isso, a briga pela vaga de vice-governador aumenta, mas o favorito, nesse momento, seria o deputado federal Marcelo Nilo (sem partido). Correm por fora Félix Mendonça Júnior (PDT) e Márcio Marinho (Republicanos) . Zé Ronaldo (PDT ou UB) e João Gualberto (PSDB) estão praticamente fora da chapa.

Fonte: Informe Baiano

Um minuto, por favor…

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras custa tempo e dinheiro. Nós, do DEOLHO News, temos o compromisso diário de levar até os leitores conteúdos críticos, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Se você acredita no nosso trabalho, apoie da maneira que puder ou, se preferir… Faça uma Doação CLICANDO AQUI

João Leão foi prefeito de Lauro de Freitas entre os anos de 1989-1992 pelo antigo PMDB. Foi eleito em sua primeira disputa eleitoral com 14.986 votos contra 1.023 do outro candidato.

Depois de um único mandato, foi eleito deputado federal pelo PSDB, depois foi convidado para o Partido Progressista Brasileiro (PPB), no terceiro mandato de deputado ingressou nas fileiras do Partido Liberal (PL) e no último mandato estava no Partido Progressista (PP).

Na Câmara dos Deputados, João Leão integrou comissões e subcomissões técnicas, e contribuiu com projetos como a revitalização da Bacia do São Francisco e da Reforma Tributária.

Em 2000, durante seu segundo mandato, Leão foi admitido pelo presidente Fernando Henrique Cardoso à Ordem do Mérito Militar no grau de Comendador especial.

Atuou como secretário de Infraestrutura do Governo da Bahia, de agosto de 2009 à março de 2010, realizando grandes obras nas áreas de energia, comunicação, transportes e estradas. Foi como secretário da Casa Civil do município de Salvador, entre 2011 e 2012 que atuou principalmente na área de mobilidade urbana da capital.

Nas eleições estaduais de 2014, saiu vitorioso na chapa encabeçada pelo ex-deputado federal petista e então secretário de governo da Bahia Rui Costa (PT), sendo vice-governador. A dupla Rui Costa e João Leão foi reeleita em 2018 com 5.096.092 votos.