Motoristas suspensos da Uber fazem apitaço na manhã desta quarta (27)

UberMotoristas fazem apitaço na sede da empresa em Salvador (Foto: Nilson Marinho/CORREIO))

Motoristas do aplicativo de transporte privado Uber se reuniram na manhã desta quarta-feira (27) em frente à sede da empresa em Salvador, localizada no segundo andar do Hotel Mercure, na Avenida Antônio Carlos Magalhães, no bairro Pituba, para protestar contra a suspensão do sistema sem aviso prévio.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Motoristas por Aplicativos e Condutores de Cooperativas do Estado da Bahia (SIMACTTRR-BA), Átila Santana, de abril pra cá, 460 motoristas foram avisados pela Uber que não poderiam mais utilizar o sistema. Só nessa semana, de acordo com levantamento do sindicato, 50 profissionais foram suspensos. Cerca de 20 motoristas participaram da manifestação.

As justificativas para a suspensão, na maioria dos casos, é pela alta taxa de cancelamento de viagens feita pelos motoristas. “Os motoristas simplesmente acordam com a mensagem no celular de que não podem mais rodar. Não devemos aceitar que uma empresa norte americana que já lucrou em 2016 cerca de 6 bilhões no Brasil faça isso”, disse o presidente.

Os manifestantes não chegaram a fechar a via. Além de combrarem um posicionamento da empresa, eles pedem que, em caso de bloqueio, os motoristas sejam avisados com pelo menos 30 dias de antecedência.

O CORREIO procurou a asessoria de comunicação da Uber, que informou realizar o descadastramento de motoristas nos casos de “violação dos termos de uso da plataforma ou baixa avaliação por parte dos usuários”. A empresa afirma, no comunicado, que antes do desligamento, alerta o motorista e o aconselha a rever suas práticas.

Ainda de acordo com o presidente, o controle da plataforma é falho. “A empresa não leva em consideração, por exemplo, que, em certas áreas da cidade, se o motorista entrar pode morrer. A violência no nosso país é muito grande”, diz o presidente.

O motorista Omar Almeida, 44 anos, recebeu há uma semana a notificação da plataforma informando que sua autorização para trabalhar estava suspensa. A justificativa do bloqueio dado pela Uber, segundo ele, era pelo seu baixo desempenho. O motorista tinha a pontuação de 4,58 – a pontuação média para Salvador é de 4,65. “É injusto, temos contas a pagar, agora a minha salvação está sendo rodar pelo o aplicativo 99 POP”, lamenta o motorista.

O motorista Toni Edson, 38, recebeu o aviso do bloqueio na útima semana. Ele já trabalhava na empresa há um ano. “No meu caso foi por uma alta taxa de desistência de viagens, o que nunca aconteceu, já que trabalho durante o dia e não evito entrar em certas localidades”, justifica o motorista.

Fonte: correio