Veja as melhores posições para a relação sexual na gravidez

Grávida pode ter relações sexuais sem restrições?

Em termos mecânicos não há contraindicação na gravidez para o sexo, e vocês podem manter relações sexuais sem temor durante a gravidez toda. Mesmo com a penetração, o pênis não tem como machucar o bebê.

Agora, se você teve algum tipo de sangramento no início da gravidez, é possível que seu médico a aconselhe a não transar com penetração até a 14a semana. Outras complicações médicas, como placenta prévia ou insuficiência do colo uterino também podem levar o obstetra a recomendar abstinência.

Há restrições ao sexo no caso de um dos dois ser portador de herpes.

É uma boa ideia usar preservativos na relação sexual, para se prevenir de doenças que podem afetar o bebê, como a zika e a sífilis.

Nos primeiros meses, é normal que o cansaço, a náusea, a dor nos seios, o estresse e a preocupação de um modo geral impeçam você de sentir o mesmo desejo de antes.

Para muitas mulheres, isso tudo muda com o passar da gestação. (Atenção: grávidas não devem tomar estimulantes sexuais.)

No caso dos homens, é comum que tenham medo de machucar a parceira ou o bebê durante o ato sexual. A melhor maneira de resolver esse problema é ele conversar abertamente com seu médico e tirar as dúvidas. Alguns homens enfrentam também certa dificuldade para se ajustar ao novo corpo da mulher.

Com o crescimento da barriga, talvez você comece a se incomodar com o peso do seu companheiro, se for adepta da posição tradicional papai-e-mamãe.

Procure experimentar posições sexuais que sejam mais prazerosas. No fim da gravidez, vocês vão precisar de criatividade para que o sexo não fique muito desconfortável.

O sexo oral traz o risco de transmissão de algumas doenças também, principalmente pelo contato com o sêmen.

Quanto ao sexo anal, ele pode ser feito, mas com cuidados especiais. A tendência a hemorroidas pode significar possíveis sangramentos no ânus.

Também é necessário prestar muita atenção à higiene, nunca passando direto do sexo anal para o sexo vaginal, para que bactérias presentes no ânus não infectem a região da vagina.

O obstetra poderá pedir que vocês evitem o sexo no último trimestre caso você tenha histórico de trabalho de parto prematuro. Isso porque o sexo libera oxitocina na corrente sanguínea, o hormônio que ajuda o colo do útero a se preparar para o trabalho de parto, e também pode provocar contrações.

gravidez

Algumas pessoas deixam de manter relações sexuais durante toda a gravidez. Embora tal atitude seja perfeitamente normal, se acontecer com você e seu parceiro, conversem bastante para que a questão não se torne um fantasma entre vocês.

Posições sexuais para a gravidez: fotos

Quem disse que gravidez e sexo não combinam? Confira a seguir as melhores posições para que o sexo na gravidez continue a ser prazeroso para você e seu parceiro.
  • 1 / 6

    Papai-e-mamãe clássico

    Época: Primeiro e segundo trimestres, possivelmente no terceiro também, dependendo do seu nível de conforto.

    Vantagens: Quando está cansada, esta posição permite que você fique deitada enquanto seu parceiro praticamente cuida de tudo! Estarem cara a cara cria ainda mais intimidade, além de permitir que ele acaricie você durante o sexo.

    Desvantagens: Caso esteja com seis meses ou mais de gestação, pode acabar sentindo tontura por ficar deitada de barriga para cima. Para evitar isso, posicione travesseiros ou almofadas nas costas para subir um pouco o tronco (é uma ideia útil, aliás, para qualquer momento da gravidez).

    Pode ser que o peso do seu parceiro em cima da barriga também incomode. Experimente um papai-e-mamãe modificado, como no exemplo abaixo.

  • 2 / 6

    Papai-e-mamãe alternativo

    Época: Provavelmente a gravidez toda, a menos que você tenha tontura por fica de barriga para cima.

    Vantagens: Cruzar as pernas em volta da cintura do parceiro, aproximando-o e, ao mesmo tempo, controlando o ritmo da penetração. As mãos dele ficam livres para acariciar seus seios e estimular seu clitóris.

    Desvantagens: Tontura. Para amenizar, posicione travesseiros ou almofadas atrás das costas e da cabeça para levantar ligeiramente o seu corpo.

  • 3 / 6

    Conchinha ou de lado

    Época: Qualquer momento da gravidez, especialmente a partir do sexto mês, quando a barriga torna difícil o cara a cara.

    Apoie barriga e joelhos com travesseiros se precisar de mais estabilidade

    Vantagens: Nesta posição, as mãos do parceiro ficam livres para acariciar e estimular o clitóris. Fica também fácil para por e tirar o pênis de dentro de você e usá-lo para carícias.

    Desvantagens: A penetração neste tipo de posição fica mais superficial, então, se você sente mais prazer com ela mais profunda, talvez não se satisfaça.

  • 4 / 6

    Mulher por cima

    Época: A gestação inteira.

    Para ter mais suporte e controle, você pode ficar com as costas arcadas para trás e segurar na cama ou no corpo do parceiro. Travesseiros ou almofadas embaixo do corpo dele permitem maior proximidade entre vocês. É uma ótima posição para uma “rapidinha” no sofá também.

    Vantagens: Ideal para quando a barriga está grande, porque não requer enorme flexibilidade com as pernas. Permite ainda que as mãos do parceiro fiquem com acesso direto a seios e clitóris. Pesquisas indicam que é a posição em que as mulheres mais sentem prazer.

    Desvantagens: Praticamente agachar por cima do parceiro é complicado à medida que a barriga cresce. Experimente dobrar os joelhos.

  • 5 / 6

    Cachorrinho ou de quatro

    Época: Todos os trimestres da gestação, mas melhor ainda no terceiro, quando a barriga pode atrapalhar outras posições.

    Vantagens: Ótima posição para aliviar a pressão em cima da barriga e da pélvis. Ideal para grávidas que sofrem com dor pélvica ou lombar.

    Uma variação desta posição é com você apoiando mãos e joelhos na ponta da cama e o parceiro em pé fora dela.

    Desvantagens: Se você sofre de síndrome do túnel do carpo, bastante comum na gestação, ou dor nos pulsos talvez precise aliviar a pressão nas mãos apoiando-se contra uma parede ou um sofá.

    A penetração neste tipo de posição costuma ser mais profunda, então avise seu parceiro se incomodar ou machucar. Vocês podem tentar colocar um travesseiro entre suas costas e a barriga dele para que o pênis não penetre tão fundo.

    Outra alternativa é não dobrar tanto joelhos e cotovelos, ficando um pouco mais deitada. Com o joelho muito dobrado, a pressão na parede vaginal pode causar desconforto.

  • 6 / 6

    “Sela” lateral

    Época: Principalmente para os seis primeiros meses e possivelmente para os três finais, dependendo de como você se sentir.

    Vantagens: Seu parceiro é quem fica com todo o trabalho nesta posição. Aproveite enquanto as mãos dele passeiam pelo seu corpo.

    Desvantagens: A penetração é bem superficial. Outro problema é que, no fim da gestação, pode provocar tontura ficar deitada assim por muito tempo. Se acontecer, use travesseiros para deixar seu corpo ligeiramente levantado e virado para a esquerda.

Fonte: Brasil.babycenter