Robinho é condenado a 9 anos

Vacinas da AstraZeneca e Janssen. ‘Possibilidade razoável’, informou a ‘Anvisa’ europeia

As vacinas da AstraZeneca e Janssen podem provocar mielite transversa, uma inflamação vertebral rara. É o que informou a Anvisa europeia (EMA, na sigla em inglês), em comunicado divulgado na sexta-feira 14.

A mielite transversa provoca fraqueza nos braços e pernas de seus portadores. A doença também causa formigamentos, dormências, dores ou perda da sensação de dor, além de problemas nos sistemas urinário e digestivo.

“Trata-se de uma possibilidade razoável”, informou a EMA, ao ressaltar que a relação risco-benefício dos produtos das farmacêuticas continua inalterada. A vacina da AstraZeneca é a mais aplicada em todo o Brasil. Conforme a agência reguladora, a reação adversa ocorre com frequência desconhecida.

“Os profissionais de saúde devem estar atentos aos sinais e sintomas da mielite transversa”, orientou a EMA. “Permitindo diagnóstico precoce, cuidados de suporte e tratamento”, acrescentou a agência reguladora estrangeira.

EMA ainda fez um alerta para possíveis problemas futuros: “as pessoas que receberem qualquer uma dessas vacinas são aconselhadas a procurar atendimento médico imediato se desenvolverem sintomas da doença”.