Vereador de Lauro de Freitas sofre infarto

O vereador Janio Corredor (PT), da cidade de Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, sofreu um infarto na noite desse sábado (04).

Veja também: Homem faz tatuagem no ÂNUS em protesto contra Bolsonar0

Segundo informações, o vereador recebeu os primeiros atendimentos no Hospital Nelson Barros e transferido para o Ana Nery em Salvador, onde foi submetido a um cateterismo e encaminhado para a UTI do hospital.

Segundo a equipe médica Janio deve passar por um novo procedimento em outra artéria.

Principais causas do infarto

O infarto pode ser causado pela obstrução da passagem do sangue para o coração devido a alguns fatores, como:

1. Aterosclerose

A aterosclerose é a principal causa de infarto e é causada principalmente pelo consumo excessivo de alimentos ricos em gordura e colesterol, o que favorece a formação de placas de gordura dentro das artérias, impedindo o fluxo sanguíneo normal e causando o infarto. Saiba mais sobre as principais causas de aterosclerose.

2. Pressão alta

A pressão alta, também chamada de hipertensão arterial, pode favorecer o infarto por que devido ao aumento da pressão sanguínea dentro das artérias, o coração passa a trabalhar mais, engrossando a parede das artérias e, assim, dificultando a passagem de sangue.

A hipertensão arterial pode ser causada por diversos fatores, como por exemplo consumo excessivo de sal, obesidade, sedentarismo ou até mesmo ser devido a alguma alteração genética. Veja quais são os sintomas e como tratar a pressão alta.

3. Diabetes

As pessoas com diabetes possuem mais chance de desenvolver doenças cardiovasculares, já que normalmente associada à diabetes há aterosclerose e hábitos de vida não saudáveis, como alimentação não balanceada e e falta de exercícios físicos.

A diabetes é uma doença crônica em que há diminuição da produção de insulina ou resistência a sua atividade no organismo, levando ao acúmulo de glicose no sangue. Entenda o que é a diabetes e como é feito o tratamento.

4. Obesidade

A obesidade aumenta o risco de doenças cardiovasculares, isso porque é uma doença caracterizada pelo sedentarismo e consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar e gordura, o que favorece o desenvolvimento de diversas doenças como diabetes, colesterol alto e hipertensão, que favorecem a ocorrência do infarto. Saiba mais sobre as complicações da obesidade e como se proteger.

5. Tabagismo

O uso frequente e constante do cigarro pode levar à inflamação na parede dos vasos sanguíneos e consequente enrijecimento, o que faz com que o coração trabalhe mais, favorecendo o infarto, além de AVC, trombose e aneurisma. Além disso, o cigarro promove uma maior absorção do colesterol e, assim, estimula a produção de novas placas de gordura, ou seja, favorece a aterosclerose. Veja outras doenças causadas pelo cigarro.

6. Uso de drogas e álcool

Tanto o uso de drogas ilícitas como o consumo excessivo de bebidas alcoólicas podem aumentar as chances de se ter um infarto devido ao aumento da pressão arterial. Veja quais são os efeitos do álcool no organismo.

Um minuto, por favor…

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras custa tempo e dinheiro. Nós, do DEOLHO News, temos o compromisso diário de levar até os leitores conteúdos críticos, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Se você acredita no nosso trabalho, apoie da maneira que puder ou, se preferir… Faça uma Doação CLICANDO AQUI