STF pode soltar Lula

STF pode soltar Lula para retaliar Bolsonaro

O fenômeno que fez o STJ reduzir em 1/3 a pena de Lula e o STF permitir que ele dê entrevistas, pode, agora, libertá-lo. Tanto nas Forças Armadas quanto no Judiciário há grande preocupação com o descontrole emocional de Bolsonaro e sua legião. O antipetismo está em queda livre no Judiciário, nas Forças Armadas e na mídia. STF pode soltar Lula

Leia mais: Neymar se manifesta após ser acusado de estupro

Em poucos dias, o Brasil se surpreendeu com decisões judiciais de Cortes Superiores a favor do ex-presidente Lula.

A primeira decisão foi do Supremo Tribunal de Justiça (STJ). Apesar de o Tribunal negar todos os pedidos da defesa do ex-presidente para anular ações da Lava Jato, reduziu drasticamente a pena de prisão e a multa milionária impostas a ele.

Em seguida, o STF tomou decisão inédita no Judiciário desde que o ex-presidente começou a perder toda e qualquer ação nos tribunais, muitas vezes em processos obscuros dos quais transparecia, escandalosamente, o desejo de condená-lo a qualquer preço: a Corte liberou as temíveis entrevistas de Lula, que o Judiciário vinha se empenhando em impedir.

Os ataques ao Judiciário começaram a partir das ações dos filhos de Bolsonaro contra o Supremo no fim do ano passado, quando Eduardo Bolsonaro insinuou que o STF poderia ser “fechado” pelos militares se não se submetesse à vontade do pai.

Com o recrudescimento da guerra entre o STF e o bolsonarismo lavajatista, os ataques ao Supremo se intensificaram ainda mais.