Rui Costa

Rui Costa quer esconder investigação sobre respiradores

A crise dos respiradores na Bahia se intensificou desde a operação da PF na semana passada. Tanto que o governo Rui Costa pediu que ação sobre o caso no Tribunal de Contas baiano tramitasse em sigilo.

Veja também: Homem faz tatuagem no ÂNUS em protesto contra Bolsonaro

Um parecer apresentado segunda-feira pela assessoria técnica do TCE-BA é contrário ao pedido. Argumenta não haver motivo para segredos e defende que o caso deve tramitar de maneira transparente, o que deveria ser regra.

Rui Costa

O Tribunal de Contas da Bahia, assim como o TCU faz em âmbito federal, analisará se o contrato firmado para comprar 300 respiradores ao custo de milhões não tem qualquer irregularidade. Ainda não há decisão da corte baiana sobre o caso, que aguarda manifestação do Ministério Público de Contas estadual – mas o TCE-BA tem jurisprudência contrária ao sigilo de processos.

Foi divulgado recentemente que Rui Costa, em depoimento à polícia, colocou a culpa pela crise dos respiradores no seu parco conhecimento da língua inglesa. Disse, em relação à Hempcare, empresa responsável pela importação dos equipamentos: “Estava essa denominação da empresa e não me chamou a atenção, no momento, pelo nome, até porque eu não tenho pleno domínio da língua inglesa. Portanto, eu não domino”.

Questionado pela polícia sobre a falta de divulgação do contrato, o governador baiano se limitou a dizer: “Não sei. Eu não olho todos os dias o Portal e não sei o que lançam. Isso não é função do governador”.

Um minuto, por favor…

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras custa tempo e dinheiro. Nós, do DEOLHO News, temos o compromisso diário de levar até os leitores conteúdos críticos, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Se você acredita no nosso trabalho, apoie da maneira que puder ou, se preferir… Faça uma Doação CLICANDO AQUI