Litoral da Bahia entra em alerta por risco de formação de ciclone

Litoral da Bahia entra em alerta por risco de formação de ciclone tropical

O moradores do litoral Sul da Bahia, receberam o alerta da Marinha e Capitania dos Portos da Bahia, a respeito do mau tempo e risco de formação de ciclone tropical amanhã (23). As informações apontam que os ventos podem atingir 89km/h. Litoral da Bahia entra em alerta por risco de formação de ciclone.

Leia mais: Gororoba: Escolas de Lauro de Freitas oferecem ‘merenda estranha’ para crianças

O ciclone deve acontecer em alto-mar, por conta das condições climáticas de chuva intensa e ventos fortes.

No alerta, a Marinha recomendou que agências de passeios e condutores de embarcações de transporte marítimo, avaliem se há possibilidades de suspensão do trajeto. Além da classe, quem pratica esporte náutico, embarcações de esporte, recreio e de pesca não deve navegar em águas abertas.

O número de mortos na passagem do ciclone Idai subiu para 557 nesta sexta-feira (22), segundo autoridades citadas pela Associated Press.

Um balanço da Organização das Nações Unidas (ONU) indica que 259 pessoas morreram em Moçambique e 56 no Malawi. Já o levantamento do Ministério da Defesa do Zimbábue aponta que 259 morreram no país.

Na quinta-feira (21), a chefe do escritório humanitário da ONU para o sul e leste da África, Gemma Connell, afirmou que os números podem subir, principalmente em Moçambique, onde uma vasta região continua inundada.

O secretário-geral da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, Elhadj As Sy, afirmou que o número de mortes pode passar de mil, como o presidente de Moçambique havia previsto inicialmente.

Ele ressalta que a necessidade de ajuda humanitária é grande. “Eles não estão nem perto da magnitude do problema. Temo que veremos melhor nas próximas semanas e meses. Devemos nos preparar”, afirmou.

Ajuda difícil

A cidade da Beira, que ficou 90% destruída com a passagem do furacão na quinta-feira (14), tornou-se um centro para esforços frenéticos de resgate em toda a região.