Voluntários podem fazer doação de sangue na Parça da Matriz.

A unidade móvel para coleta de sangue e cadastro de medula óssea da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) se encontra na Praça João Tiago dos Santos (Praça da Matriz), centro de Lauro de Freitas, das 8h às 17h. A campanha, é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Para doar sangue, o interessado deve ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar acima de 50 quilos, além de apresentar documento de identificação oficial com foto válido em todo o território nacional.

O sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas, plasmas, etc.), assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma doação. Esses componentes são encaminhados aos hospitais públicos do estado da Bahia, para atender casos de emergência, pacientes internados e pessoas com doenças hematológicas.

“A doação é inteiramente segura para o doador. Não existe nenhum risco de adquirir qualquer doença infecciosa através da doação de sangue ou plaquetas. Todo o material utilizado nas doações é estéril e descartável. Além disso, o organismo demora apenas 48 horas para repor as plaquetas doadas”, completa Dr. Erasmo Moura.