Tumulto com PMs durante jogo deixa 3 mortos em Lauro de Freitas

Tumulto com PMs durante jogo deixa 3 mortos em Lauro de Freitas

Polícia Militar informou que apura os fatos e não tem um posicionamento sobre o caso até a publicação

Três pessoas morreram, na manhã deste domingo (20), durante uma confusão que envolveu policiais militares e participantes de um jogo de futebol amador na localidade de Portão, em Lauro de Freitas. A informação é do portal A Tarde. Tumulto com PMs durante jogo deixa 3 mortos em Lauro de Freitas

Leia mais: Viaturas fazem segurança de cemitério no enterro de líder do Comando da Paz

A Polícia Militar informou que apura os fatos e não tem um posicionamento sobre o caso até a publicação.

Um morador da região relatou que os agentes entraram no local e atiraram contra as vítimas. “Estava tendo o baba, quando os policiais já chegaram atirando. Alguns desses tiros atingiram inocentes e mataram três pessoas”, disse a testemunha, que não quis ser identificada.

Imagens gravadas no local mostram o momento em que os jogadores contestam a presença dos policiais e um dos agentes dispara em direção ao grupo. No total, três PMs aparecem no vídeo.

Conforme a testemunha, os policiais utilizam bombas de gás lacrimogêneo para dispersar os moradores, que tentaram se proteger dentro de um bar.

As vítimas chegaram a ser encaminhadas ao Hospital Menandro de Faria, mas não resistiram aos ferimentos e morreram.

Segundo informações da policia:

Por volta das 11h30 deste domingo (20), policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT)/ Rondesp RMS realizavam rondas na localidade conhecida como “Pé Preto”, em Portão, quando se depararam com 15 indivíduos armados próximo a uma matagal.

Com a aproximação das guarnições, os acusados efetuaram disparos de arma de fogo contra os policiais iniciando uma troca de tiros. Após o revide, foram localizados três indivíduo feridos, sendo dois deles socorridos ao Hospital Geral Menandro de Farias. Um terminou não resistindo, já o outro foi regulado para o HGE, onde permaneceu sob a custódia policial.

O rapaz, que aparece no vídeo, foi alvejado no ombro pelos criminosos e também foi socorrido pela Rondesp a mesma unidade hospitalar.

Foram apreendidos na diligência: Dois revólveres calibres 38, 53 papelotes de maconha, 125 pinos de cocaína, 25 pedras de crack, R$ 189,00 em espécie.

Os policiais que aparecem no vídeo são da 52ª CIPM e atuaram na ocorrência em apoio às guarnições da Rondesp. Eles efetuaram disparos de arma de fogo para cima com a finalidade de conter o grupo que não deixavam as viaturas levar os feridos ao hospital, não tendo baleado ninguém.

O material e a ocorrência foram apresentados à 34ª delegacia territorial.

Ressalta-se que os militares que aparecem no vídeo, mesmo não tendo atingido nenhum cidadão, foram todos encaminhados a Corregedoria Geral para ja dar início ao procedimento apuratório acerca dos fatos.

É a 52ªCIPM e Comunidade na Corrente do bem! 🤝👮🏼‍♀

NOTA PÚBLICA

O episódio de violência que atingiu as famílias de Portão neste domingo não tem justificativa possível.

Acreditamos que as autoridades do Estado irão apurar o ocorrido e punir quem tiver que ser punido.

Nada justifica o disparo de armas de fogo pela polícia no meio de famílias, na presença de crianças de colo inclusive, durante um jogo de futebol de bairro.

Seja lá qual for o contexto que levou os policiais a efetuar os disparos, não é admissível que armas sejam usadas dessa forma.

A apuração dos acontecimentos e a punição dos culpados precisa ser rápida e exemplar, principalmente num momento em que se fala de armas de fogo como se fossem a solução para os nossos problemas de segurança.

As pessoas podem acreditar no que acharem melhor, mas ainda há leis vigentes no país e a polícia simplesmente não pode arriscar a vida de quem quer que seja: nem de suspeitos, nem de inocentes, muito menos de crianças.

Esse papel de sair atirando no meio de famílias não cabe nem a bandidos, e mesmo que coubesse, teríamos que tratá-los nos limites da lei. Com a palavra, o Governador Rui Costa.

Antônio Rosalvo
Presidente da Câmara Municipal de Lauro de Freitas

https://www.facebook.com/1956264054592969/posts/2326745374211500/