TSE pode banir Telegram

TSE pode banir Telegram durante as eleições

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, está estudando uma forma de banir o Telegram do Brasil durante as eleições deste ano.

Leia mais: Terceira dose de vacina contra Covid é erro técnico, moral e político, diz OMS

Barroso está há mais de um mês tentando contatar representantes do mensageiro, que não possui escritório no Brasil, para estudarem possíveis ações de combate às informações, com o intuito de garantir mais segurança ao processo eleitoral. O ministro, no entanto, não obteve resposta.

Fontes do Tribunal Eleitoral contaram que, até o momento, foram enviados dois e-mails e um documento físico à sede da empresa, localizada nos Emirados Árabes. Nos registros dos Correios, porém, conta que as quatro tentativas de entrega foram negativas.

A expectativa agora é que o ministro reúna a Corte para decidir quais serão as providências em relação ao aplicativo. Segundo ele, o mensageiro atualmente é uma das principais ferramentas utilizadas por grupos focados em disseminar teorias da conspiração e fake news sobre o sistema eleitoral.

“Fizemos contato com o Telegram e aguardamos resposta, procurando evitar que eles se transformem em uma via de desinformação e de campanhas de notícias fraudulentas”. Vale lembrar que o Tribunal Superior Eleitoral já fechou parcerias com WhatsApp, Twitter e Facebook, que se colocaram à disposição para ajudar no combate da desinformação nas plataformas.

Um minuto, por favor…

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras custa tempo e dinheiro. Nós, do DEOLHO News, temos o compromisso diário de levar até os leitores conteúdos críticos, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Se você acredita no nosso trabalho, apoie da maneira que puder ou, se preferir… Faça uma Doação CLICANDO AQUI