Testes para detectar Covid-19, estavam contaminados 

A pressa para obtenção de kits para testar pacientes para Covid-19 tem criado algumas situações inconvenientes. Uma das mais bizarras aconteceu nos Estados Unidos quando, ainda em fevereiro, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) distribuiu para estados kits para detecção do coronavírus que já estavam previamente contaminados com o vírus. Testes para detectar Covid-19

Veja também: Homem mata a namorada após ser contaminado por ela com coronavírus

Como você já deve imaginar, os testes contaminados não foram capazes de produzir resultados confiáveis, como confirmaram ao New York Times oficiais ligados ao governo federal.

Inicialmente, o CDC havia mantido uma postura discreta sobre o erro, sem deixar claro o motivo pelo qual os testes não eram confiáveis. A organização mantinha que havia um problema na produção de um dos reagentes, causando falha. Posteriormente, ficou claro que o problema residia na parte do controle negativo do teste, que é justamente a parte que deveria se manter livre de qualquer contato com o vírus para ser comparado com a amostra coletada. Com a contaminação, não havia como chegar a qualquer conclusão.

Investigações posteriores mostraram uma falta de cuidado na produção dos kits. Entre os problemas observados estavam pesquisadores entrando e saindo dos laboratórios sem trocar seus jalecos e a realização da montagem dos kits no mesmo ambiente em que amostras contaminadas eram manuseadas.

O CDC confirmou o problema e diz que implementou novas normas para controle de qualidade na produção dos testes, mas o real impacto desse engano pode ter sido enorme, mas esse processo levou cerca de um mês. Hoje, os Estados Unidos são o epicentro da pandemia, com mais de 760 mil casos confirmados e 40 mil mortes, e boa parte do problema se deve à dificuldade na obtenção de testes quando os números ainda eram baixos, para que poderiam ser aplicadas medidas mais efetivas de contenção.

Testes para detectar Covid-19