Terreiro é alagado em Lauro de Freitas

Terreiro é alagado em Lauro de Freitas! Mãe de Santo denuncia alagamento em Portão

A Mãe de Santo, Thiffany Odara do terreiro Oya Matamba de Kakuruca, localizado na Boca de Mata em Portão, publicou um vídeo na rede social, na manhã desta sexta-feira (10), denunciado alagamentos em sua comunidade. Terreiro é alagado em Lauro de Freitas…

Thiffany afirma que não só o espaço sagrado, mas toda a comunidade, com mais de mil famílias sofre com os alagamentos. Segundo a religiosa, desde 2005 que ela luta junto as autoridades para que a situação do córrego 2 irmãos, responsável pelos alagamentos, seja resolvido, mas que nenhuma solução concreta foi apresentada até então.

A gente não consegue sair de casa… Nosso material de construção é levado pela água… A prefeitura precisa resolver essa situação, não aguentamos mais, sempre que chove forte é a mesma coisa. Desabafou.

Terreiro é alagado em Lauro de Freitas

Procurado pela redação do Folha, Edemilton Felix, conhecido como Russo, superintendente da Defesa Civil, informou não ter conhecimento sobre o caso específico do terreiro, mas afirmou que as equipes já estão nas áreas alagadas da comunidade da Boca da Mata.

Ainda segundo o superintendente, um trabalho de prevenção foi realizado. Russo afirma que cerca de 200 famílias de áreas de risco foram beneficiadas com o bolsa aluguel e antecipadamente retiradas dessas áreas de alagamentos.

Estamos fazendo tudo que é possível, mas é preciso compreender que a ocupação irregular dos terrenos é a principal responsável por esses problemas. Muitas das vezes, as pessoas ocupam e constroem suas residências desrespeitando os limites dos rios e córregos. Se realizássemos um serviço de limpeza e drenagem dos córregos, devolvendo a eles o espaço original dos seus leitos, muitas pessoas perderiam suas residências. Contudo sabemos e temos o compromisso com a população e tentamos fazer todo o possível dentro das limitações impostas.

Russo citou também a necessidade de a população ajudar na manutenção da limpeza desses canais. Segundo ele, até carrinho de mão já foi retirado de dentro dos córregos.

A agencia clima tempo prevê um volume de 40mm de chuva para sexta e sábado para Lauro de Freitas. O volume que caiu na manhã dessa sexta equivale apenas a 2mm desse total. As autoridades estão em alerta.

Fonte: Folha Popular