Talibã

Talibã pendura corpos de 4 homens em praça pública

Membros do Talibã em Herat, cidade do Afeganistão, mataram quatro homens e penduraram seus corpos em público, segundo a agência Reuters.

Leia mais:  Homem faz tatuagem no ÂNUS em protesto contra Bolsonaro

Um porta-voz do grupo disse que os homens teriam sequestrado um empresário local e seu filho. Houve uma troca de tiros entre as patrulhas talibãs e os supostos sequestradores, e os quatro foram mortos. Um membro do talibã ficou ferido, também de acordo com o que o próprio grupo disse à Reuters.

Os corpos dos quatro homens foram levados para a praça principal de Herat e pendurados em público. A intenção, segundo o talibã, é que isso sirva de lição para a população.

Um minuto, por favor…

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras custa tempo e dinheiro. Nós, do DEOLHO News, temos o compromisso diário de levar até os leitores conteúdos críticos, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Se você acredita no nosso trabalho, apoie da maneira que puder ou, se preferir… Faça uma Doação CLICANDO AQUI

O Talibã é um grupo político que atua no Afeganistão e no Paquistão. A milícia tem origem nas tribos que vivem na fronteira entre esses dois países e se formou em 1994, após a ocupação soviética do Afeganistão (que durou de 1979 a 1989) e durante o governo dos também rebeldes mujahedins. Apesar de islâmico, esse governo era considerado muito liberal, deixando descontentes os muçulmanos mais extremistas. Assim, a milícia invadiu a capital Cabul e tomou o poder, governando o país de 1996 até a invasão americana, em 2001.

Apesar de ter sido destituído do governo formal, o grupo continuou sendo influente. “Hoje, o objetivo do Talibã no Afeganistão é recuperar seu território e expulsar os invasores dos Estados Unidos e da OTAN”, explica Reginaldo Nasser, coordenador do curso de Relações Internacionais da PUC-SP. Para tentar desestabilizar o inimigo, o grupo utiliza táticas de guerrilha e ataques de homem-bomba. Uma hipótese é que o dinheiro para financiar as ações venha de tributos cobrados dos plantadores de ópio. Mas a característica principal do grupo é ter uma interpretação muito rígida dos textos islâmicos, incluindo proibição à cultura ocidental e a obrigação ao uso da burka pelas mulheres.

Um dos maiores erros que o ocidente comete em relação ao Talibã é confundi-lo com os terroristas da Al Qaeda. “O Talibã é provincial, age apenas na sua região e não tem nada a ver com os ataques a países do ocidente”, explica Nasser. Outra diferença entre as milícias é que a Al Qaeda é composta por árabes, enquanto o Talibã congrega indivíduos das tribos afegãs, a maioria deles da etnia pashtun. Porém, apesar das ideologias distintas, os dois grupos são aliados e se ajudam nas questões de logística, armas e dinheiro. Além disso, quando expulso de vários países, Osama Bin Laden, um dos fundadores da Al Qaeda, foi acolhido pelo Talibã no Afeganistão.