Sou Lula Livre mas não necessariamente para votar nele

Sou Lula Livre mas não necessariamente para votar nele

O cantor e ministro da Cultura no primeiro governo Lula e de parte do segundo mandato do petista (2003-2008), Gilberto Gil defendeu, em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, voto útil e afirma que aguarda quem terá mais chances para ir ao 2º turno.

Na oportunidade, o baiano rebateu ao ser questionado ser é falsa a impressão de que ele, por ter sido ministro do governo Lula, vota no PT.  “É falsa! Quando eu fui num show do Lula Livre, evento aqui no Rio de Janeiro em prol da libertação dele, disse que, diferentemente de muitos que querem Lula solto para votar nele, eu necessariamente não quero ele livre por isso. Eu acho que Lula deve ser solto porque sua prisão é injusta em vários aspectos. E, neste sentido, ele deveria estar aí, como nós, vivendo a plenitude das lutas partidárias e das disputas democráticas, coisa que ele está impedido de fazer. Sou Lula Livre, mas não necessariamente para votar nele”.

Ainda em entrevista, ele também reafirmou que a prisão de Lula é injusta. “São muitos os que assim a consideram: juristas daqui e de outros cantos do mundo, cronistas políticos, milhões de eleitores. Eu não estou sozinho, muito pelo contrário”.

Gil também foi questionado se votaria na presidenciável Marina Silva (Rede) novamente. “As últimas duas eleições presidenciais foram bem diferentes desta que se aproxima. Não havia então uma ameaçadora candidatura ultrarreacionária e retrógrada como há agora. Tínhamos relativo conforto em escolher, no primeiro turno, o candidato que quiséssemos. Agora é diferente: a polarização extremada exige o voto útil logo de cara. Há poucos dias, Marina me telefonou. Eu disse a ela que estou aguardando para ver quem do nosso campo progressista tem mais chances de ir ao segundo turno. Então, definirei meu voto. Ela compreendeu”.