Shopping de Lauro de Freitas

Shopping de Lauro de Freitas entrega o novo CALF

O novo Centro Administrativo de Lauro de Freitas, o CALF, foi inaugurado nessa sexta-feira (07) dentro do Parque Shopping Bahia pela Lei de Contrapartida firmada entre a prefeitura e o Shopping.

Ao contrario do que muitos acreditam, o imóvel não foi construído pela prefeitura e sim, adquirido a partir do cumprimento da Lei de Contrapartida Social nº 1.528/2014 e da lei de Parcelamento de Uso do Solo Urbano, nº 1.286/2007 pelo empreendimento Parque Shopping Bahia.

Para o espaço foram relocadas as secretarias da Fazenda, Planejamento, Trânsito, Chefia de Gabinete, Trabalho Esporte e Lazer, Meio Ambiente, Juventude, Administração, Governo, Controladoria, Procuradoria, Desenvolvimento Econômico, além do gabinete da prefeita.

Além das secretarias e órgãos administrativos o CALF conta, ainda, com o CGAE, equipamento que concentra atendimento direcionado de secretarias e da Junta Comercial da Bahia-JUCEB. O CGAE oferece ao pequeno empresário do município orientação, formalização, regularização, inscrição, alteração e baixa, entre outros serviços.

Shopping de Lauro de Freitas

Lauro de Freitas é a segunda cidade que mais perdeu empregos no país em 2019

Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, ficou em segundo lugar no ranking nacional de municípios que mais perderam empregos formais entre janeiro e dezembro de 2019. Os dados foram divulgados na última semana pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

No período, Lauro de Freitas perdeu 3.115 postos de trabalho. A cidade baiana ficou atrás do Rio de Janeiro, que teve um registro de 6.640 empregos a menos.

No outro extremo, no ranking das cidades que mais criaram vagas de emprego, Salvador ocupa a 15ª posição, com 4.947. O topo da lista, está São Paulo. A capital paulista criou 80.831 vagas de trabalho.

Lauro de Freitas é a 9º cidade mais violenta do país

O município de Lauro de Freitas, localizado na Região Metropolitana de Salvador (RMS), ocupa o 9º lugar no ranking das cidades mais violentas do país, de acordo com os dados do Atlas da Violência, divulgados nesta segunda-feira, 05, pelos Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Conforme o levantamento que se refere ao ano de 2017, a cidade registrou a taxa de 99,0 homicídios para cada 100 mil habitantes. Para a Organização das Nações Unidas (ONU), taxas acima de 10 por 100 mil habitantes são consideradas epidêmicas. No ano passado o município ficou na 5ª posição com 99,2 homicídios para a cada 100 mil habitantes.

Segundo o Atlas, entre as cinco cidades mais violentas do país, cinco estão na Bahia. Além de Lauro de Freitas, os municípios de Eunapólis, Porto Seguro, Simões Filho e Camaçari também estão no ranking.

O levantamento trouxe os indicadores dos 310 municípios brasileiros que possuíam populações acima de 100 mil habitantes em 2017.