Servidores aprenderam como proceder em caso de parada cardiorrespiratória

Estar apto a prestar o primeiro atendimento em caso de uma emergência pode ser fundamental para salvar vidas. É por este motivo que a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), promoveu no inicio desta tarde (26), na Unime, a capacitação em Primeiros Socorros para servidores municipais da Secretaria de Transito e Transporte de Lauro de Freitas (SETTOP). A Dra. Janete, deu as boas vindas aos 30 servidores que participaram da primeira turma. “O curso traz a possibilidade e a segurança de salvar uma vida em caso de emergência e isso é melhor atender a comunidade”.

O objetivo com o curso foi garantir atendimento de urgência e emergência com segurança e capacitar os profissionais que atuam no transito da cidade, para iniciar procedimentos de socorro emergencial, abordando desde os conceitos básicos e informações essenciais sobre primeiros socorros, entre os assuntos abordados os servidores aprenderam como proceder em caso de asfixia e parada cardiorrespiratória, além dos procedimentos de acionamento do socorro, entre outros assuntos.

 

O secretario de saúde Dr. Erasmo Moura também esteve presente na abertura do curso e ficou satisfeito com o interesse a adesão dos servidores na capacitação promovida pela área de saúde.

“Agradeço o comprometimento de todos vocês que fazem com que a secretaria aconteça, e que hoje estão aqui interessados em aprender para prevenir e agir, um conhecimento pra toda a vida que pode salvar vidas”, disse o Dr. Erasmo.

“As aulas foram teóricas e práticas. Abordamos ainda a avaliação inicial até o desenvolvimento das atividades no atendimento em loco. Todos deveriam ter esse conhecimento, porque ajuda na recuperação do paciente quando se tem um atendimento de qualidade no momento em que ocorre o acidente. Preparando esses profissionais vai diminuir o agravamento da situação desta pessoa que está sendo atendida”, disse a enfermeira Jéssica.

Durante o curso os participantes conheceram procedimentos que podem minimizar a gravidade da situação e, muitas vezes, são decisivos para a recuperação e a sobrevivência da vítima.

 

“Achei o curso muito completo. Gostei muito. São muitas informações e não tinha esse conhecimento. Está sendo muito válido. São técnicas que podem ser utilizadas até para salvar vidas. Meu sonho sempre foi fazer esse curso e quando surgiu a oportunidade não tive dúvidas”, destacou Débora.