O Ministro da Saúde Ricardo Barros esteve na sede União dos Municípios da Bahia (UPB), onde realizou reunião com os prefeitos e gestores de saúde do Estado

Ministro Ricardo Barros | Foto: ASCOM UPB

Financiamento da saúde. Este foi um dos assuntos do evento que aconteceu no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), nesta terça-feira (6), às 10h.

O evento trata-se de uma convocação extraordinária do Ministro da Saúde, Ricardo Barros, que esteve presente e falou também sobre as ações da saúde para 2018 e prestação de contas, incluindo recursos de 2017 e previsões para este ano. O encontro contou com a presença de diversos parlamentares, vice-governador do estado, João Leão, secretários municipais, entre eles o Secretario de Saúde de Lauro de Freitas Dr. Erasmo Moura e Edmilson Souza.

( Dr. Erasmo Moura -Edmilson Souza )

O governo federal custeia 43% do que é investido em saúde hoje no Brasil. Esse valor deveria ser de 55% para livrar essa área da administração pública do subfinanciamento. Ao apresentar os dados da Saúde no Brasil e fazer um balanço dos R$926 milhões repassados às prefeituras baianas em quase dois anos à frente do ministério, Ricardo Barros, admitiu o subfinanciamento da saúde e afirmou que:

“há um financiamento que os municípios assumiram”. Para driblar a situação, o gestor citou esforços para mudar a lógica do repasse dos recursos, que era vinculado em diversos programas e agora, segundo o ministro, “cada um vai decidir o que fazer”, explicou ressaltando que “R$7 bilhões estão parados em contas da saúde que não se aplica”.

O secretario de saúde de Lauro de Freitas ressaltou a importância desse encontro realizado na Bahia.

” Essa foi uma ótima oportunidade dos prefeitos e gestores da saúde cobrarem para seus municípios mais recurso. E para  Lauro de Freitas esse momento foi oportuno, pois pudemos conversar com o ministro, vice governador e parlamentares sobre mais investimentos na saúde em nossa cidade”. Destacou Dr. Erasmo.