O objetivo é chamar a atenção da população, gestores e profissionais de saúde em relação aos sinais e sintomas da doença.

 

A Prefeitura de Lauro de Freitas, através da secretaria municipal de saúde (SESA), iniciou nesta segunda-feira (26), a campanha em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A abertura foi realizada hoje pela manhã, no auditório da faculdade Unime em Lauro de Freitas. O objetivo é contribuir para o controle da doença, principalmente, através a sensibilização da população sobre a importância de diagnosticar, aderir e completar o tratamento. Segundo o secretario de saúde Dr. Erasmo, a tuberculose é uma doença evitável, tem tratamento e cura. Tomando a medicação no tempo correto, as chances de cura são de 100%.

( Sec. de Saúde Dr. Erasmo Moura )

”  Essa campanha enfatiza que a responsabilidade pelo sucesso do tratamento não é somente do paciente, e deve ser compartilhada com a equipe de saúde, família e amigos. Todos são partes importantes no processo de cura da doença”, explica Dr. Erasmo.

A doença

A tuberculose é uma doença infecciosa causada por um micróbio chamado “bacilo de Koch”. É uma doença contagiosa, quer dizer, que passa de uma pessoa para outra. É uma doença que atinge principalmente os pulmões, mas pode ocorrer em outras partes do nosso corpo, como nos gânglios, rins, ossos, intestinos e meninges.

Quando o doente tosse, fala ou espirra ele espalha no ar gotas pequenas, mas muito pequenas mesmo com o micróbio da Tuberculose. Aí, uma pessoa com boa saúde, que respire este ar, pode levar este micróbio para o seu pulmão. É assim que acontece o contágio: o micróbio da Tuberculose (bacilo de Koch) penetra no organismo das pessoas pela respiração.

Portanto, a tuberculose não se transmite pelo sexo, pelo sangue contaminado, pelo beijo, pelo copo, pelos talheres, pela roupa, pelo colchão. A transmissão se dá através do ar.