Saiba como rastrear WhatsApp

Saiba como rastrear WhatsApp

Passo a passo mostra como consultar a localização de amigos pelo Android e iPhone. Ferramenta voluntária depende de a pessoa em questão liberar o compartilhamento dos dados de GPS.

O WhatsApp permite que usuários compartilhem a localização geográfica, para que amigos e familiares possam acompanhar seus passos pelo celular. Disponível no app para iPhone (iOS) e nos smartphones com Android, o recurso utiliza o GPS do aparelho para indicar em que ponto do planeta a pessoa está. Para rastrear WhatsApp, usuários precisam se certificar que as configurações de localização do smartphone estão ativadas.A dica pode ser utilizada para indicar o caminho a alguém que está perdido e por pais que desejam acompanhar os passos de seus filhos na cidade. A localização pode ser enviada para um contato por 15 minutos, uma hora ou oito horas, funcionando em tempo real desde que o telefone esteja conectado à internet.

Realizamos o procedimento em um Moto C Plus com sistema Android 7 (Nougat) e em um iPhone 7 atualizado com iOS 11.

Android: como enviar sua localização em tempo real

Passo 1. Para abrir a ferramenta de compartilhamento, seu amigo ou familiar terá que tocar no ícone de clipe de papel dentro da caixa de mensagens do chat. Em seguida, toque na opção “Localização”.

Saiba como rastrear WhatsApp
Ação para enviar abrir a ferramenta para compartilhamento de localização no WhatsApp para Android (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. Escolha a opção “Localização em tempo real” e toque em “Continuar” na janela de apresentação do recurso.

Saiba como rastrear WhatsApp
Ação para definir o compartilhamento de localização em tempo real no WhatsApp para Android (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 3. Defina o tempo de compartilhamento (15 minutos, uma hora ou oito horas). Escreva uma mensagem e toque no botão de seta verde para que seu amigo acompanhe sua movimentação.

Saiba como rastrear WhatsApp
Ação para definir as opções do compartilhamento em tempo real no WhatsApp para Android (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 4. A localização aparece em formato de quadro no chat. Para abrir o mapa, basta tocar na opção “Ver localização em tempo real”. Feito isso, basta acompanhar a movimentação do amigo.

Saiba como rastrear WhatsApp
Ação para abrir uma localização de amigo no WhatsApp para iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

iPhone: como enviar localização para um amigo

Passo 1. Abra o chat e toque no botão “+”. Em seguida, toque na opção “Localização”.

Saiba como rastrear WhatsApp
Ação para abrir a ferramenta de compartilhamento de localização no WhatsApp para iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. Escolha a opção “Localização em tempo real”. Nesse momento, escolha o período de compartilhamento e digite uma mensagem. Para finalizar, toque no ícone de seta para que seu amigo receba o mapa e acompanhe seus movimentos em tempo real.

Saiba como rastrear WhatsApp
Ação para enviar a localização em tempo real para um amigo do WhatsApp pelo iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 3. Para abrir o local onde se encontra a pessoa, toque em “Ver localização em tempo real”. Feito isso, o mapa aparecerá na tela com a indicação da localização da pessoa.

Saiba como rastrear WhatsApp
Ação para abrir a localização de um amigo no WhatsApp para Android (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Use o procedimento sempre que desejar rastrear amigos ou familiares usando o mapa ao vivo do WhatsApp. A ferramenta de localização é totalmente voluntária e depende de a pessoa em questão liberar o compartilhamento dos dados de GPS. Não há forma oficial de forçar o rastreio de amigos e parentes no aplicativo de troca de mensagens.