Rui Costa

Rui Costa e a CPI da Covid

O senador Marcos Rogério (DEM-RO), vice-líder do governo no Congresso, apresentou um requerimento para que o governador da Bahia, Rui Costa (PT), seja convocado a depor na CPI da Covid. Além do petista baiano, ele quer a convocação dos governadores de São Paulo, João Doria (PSDB), do Amazonas, Wilson Lima (PSC), e do Pará, Helder Barbalho (MDB).

Leia mais: Ministro do STF deve ser chamado na CPI da Covid; defende Senador

Segundo o G1, as justificativas são praticamente iguais, mudando apenas o nome do governador. Marcos Rogério usa informações sobre a pandemia, que classifica como “um dos maiores desafios para cidadãos, cientistas e governos de todo o mundo” e diz que “a convocação supracitada será de importância singular para que exponha sua atuação e seus conhecimentos sobre os fatos acima relacionados”.

Para que os governadores sejam, de fato, convocados a depor, os pedidos de Marcos Rogério precisarão ser analisados pela comissão. Mas o foco da CPI é investigar as ações e omissões do governo federal no combate à pandemia.

Instalada oficialmente pelo Senado Federal na manhã desta terça-feira, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid começa agora a traçar o caminho das investigações. Anteriormente indicados por seus partidos, os 11 membros titulares do colegiado confirmaram as expectativas e elegeram o senador independente Omar Aziz (PSD-AM) para a presidência e Randolfe Rodrigues (Rede-AP) na vice-presidência. Renan Calheiros (MDB-AL) foi escolhido relator pelo presidente do colegiado.

Alvo de divergência entre diversos senadores da oposição e da base governista, a modalidade da CPI da Pandemia deve seguir o formato híbrido. Os senadores Aziz, Renan e Randolfe, que ocupam os principais cargos, estarão presencialmente sempre.

Escolhido relator, Renan Calheiros já apresentou uma lista de 11 requisições que a comissão fará durante o processo investigatório. Segundo o presidente do colegiado, Omar Aziz, os requerimentos envolvem apenas questões que são unanimidade entre os membros da comissão e já devem ser apreciados na próxima quinta-feira.

Um minuto, por favor…

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras custa tempo e dinheiro. Nós, do DEOLHO News, temos o compromisso diário de levar até os leitores conteúdos críticos, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Se você acredita no nosso trabalho, apoie da maneira que puder ou, se preferir… Faça uma Doação CLICANDO AQUI

Compartilhe